Secretaria de Cultura e Turismo tem como receptivo turístico, alunos da Escola Família Rural de Ecoporanga-ES

Foto: Divulgação/Ascom | PMNV

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, recebeu nesta terça-feira (30), alunos e professores da EMEF “Família Rural”, do município de Ecoporanga – ES. O receptivo turístico e cultural aconteceu na Casa de Pedra do Perletti.

No primeiro momento os alunos conheceram mais sobre a história do Prédio da Casa de Pedra, Patrimônio de Nova Venécia, construída entre 1925 e 1929, com a chegada da estrada de ferro que ligava São Mateus a Nova Venécia, a Casa de Pedra representou, durante muito tempo, o mais importante ponto comercial da região. A edificação é um raro exemplar da arquitetura popular da imigração italiana, em alvenaria de pedra, no município de Nova Venécia.

É um dos últimos imóveis da primeira metade do século XX, remanescente no centro da cidade, e que atesta a sua evolução urbana. A casa de Pedra foi construída pela família Perletti em 1929, utilizando pedras e ligas de barro. Depois passou para a família Cardoso e, posteriormente, em 1940,e foi adquirida pelo Senhor Valdemar de Oliveira, permanecendo com a sua família até a década de 90, quando o imóvel foi adquirido pelo poder público.

Em 1999, por meio do processo nº 20/99-CEC, iniciou-se o tombamento do imóvel, cuja resolução do Conselho Estadual de Cultura nº 01/2003, inscrita no Livro do Tombo Histórico sob o nº 189, às Folhas 31v e 32, foi publicada no Diário Oficial em 12/03/2003. Atualmente a Casa de Pedra é utilizada para exposições, mostras, galerias de artes, espaço para lançamentos de livros, dentre outros eventos culturais, possuindo uma iluminação adequada para tal. No anexo, que encontra-se ao lado, funciona o administrativo da Secretaria de Cultura e Turismo.

O evento contou com a participação do Grupo Afrodescendente Constância D’ Angola/ Baianas do Bairro Bonfim que abrilhantaram com uma linda apresentação e explicação sobre Constância, D’ Angola, mulher, mãe e guerreira do Vale do Cricaré.

Os alunos visitaram ainda no município o Planetário do IFES e o Viveiro Municipal “Zoell Rodrigues”, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.