Secretaria de Cultura e Turismo entrega nesta segunda feira (29) a premiação da campanha Quarentena Literária.

A prefeitura de Nova Venécia por meio da Secretaria de Cultura e Turismo do município fará nesta segunda-feira a premiação dos ganhadores da Quarentena Literária, o município veneciano foi premiado em duas categoria, Infantil e adulto.

A Campanha foi um projeto on-line de incentivo à leitura idealizado pela Secretaria de Estado da Cultura e Gerência de Bibliotecas Públicas que movimentou cerca de 400 ações literárias no período da pandemia, com início em 07/05/2020 com prazo final para o envio dos vídeos em 31/12/2020 e movimentou várias cidades capixabas. O primeiro sorteio aconteceu em 09/02/2021 e durante este ano de 2021 foram realizados 30 sorteios, premiando 24 participantes que enviaram seus vídeos incentivando a leitura e premiou também as bibliotecas municipais que aderiram à campanha e mais engajaram sua comunidade a participar do movimento literário.

Para participação da Biblioteca interessada, bem como de sua comunidade, ambas deveriam estar cientes das regras vigentes e na observância para a execução e envio correto de seus vídeos, por meio das redes sociais Facebook e Instagram com as hashtags do movimento. No dia 21/01/2021 as bibliotecas envolvidas fizeram o envio de relatório contendo os perfis das referidas redes sociais acima citadas com o número total de participações da comunidade em sua cidade, separadas por categorias: infantil, juvenil e adulto.

O público-alvo da campanha são as crianças na faixa etária de 3 a 10 anos, na categoria infantil, de 11 a 17 anos na categoria juvenil e maiores de 18 anos na categoria adulto.

Nova Venécia, por meio da Prefeitura e da Secretaria de Cultura e Turismo recebeu o convite e também esteve junto a este feito de suma importância para a difusão da leitura.

O quantitativo de participantes foi expressivo, dentre os quais dois foram contemplados sendo Paulo Angelo Sossai na categoria infantil e Irene Neta de Oliveira Pianissola na categoria adulto. Além do cuidado em obedecer a todos os critérios, todos os que se dispuseram mostraram o quão significativo e benéfico pode se tornar o ato de ler e o prazer notório em poder estar contribuindo com o fomento à leitura para um todo.

A Prefeitura de Nova Venécia, a Secretaria de Cultura e Turismo, bem como a equipe da Biblioteca Municipal Dr. Eduardo Durão Cunha sentem-se honrados em ter participado desse momento de total interação entre a Secretaria de Estado da Cultura, através da Gerência do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, das Bibliotecas Búblicas Municipais e com a comunidade Veneciana logrando êxito, onde crianças, jovens e adultos trouxeram voz e vida a literatura.

A entrega da premiação será na próxima segunda-feira (29) às 16h na Biblioteca Municipal “Dr. Eduardo Durão Cunha”.