Secretaria De Assistência Social realiza Campanha Outubro Rosa com servidoras dos Programas Socioassistenciais

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria de Assistência Social realizou na tarde da última quarta-feira (27), uma roda de conversa com as servidoras da Rede Socioassistencial do Município, com idade igual ou superior a 40 anos. O momento foi conduzido pela Psicóloga do CRAS, Jaqueline Ferrari e o Enfermeiro Responsável da Saúde da Mulher no Município, Jordano Machado.

A Secretária de Assistência Social ressaltou a importância dessa ação para estimular o controle do câncer de mama: “Não adie o cuidado que você deve ter com a sua saúde. Um em cada três casos de câncer pode ser curado caso seja diagnosticado no início. No entanto, por medo ou desconhecimento, muitas pessoas atrasam o diagnóstico, agradeço a cada servidora presente e a todos que ajudaram para que esse momento acontecesse; de maneira especial a Secretaria de Saúde, que nos cedeu o Enfermeiro para conduzir esse momento, e a Instituição São Camilo – Hospital São Marcos, que em parceria nos concedeu 30 ticks de desconto (50%) para realização da mamografia”.

“Ser mulher é ser cíclica e abraçar, isso é viver em plenitude com o sagrado feminino que é você. Seios são a nutrição da vida e sua relação com ela e consigo mesma. Sua vida tem certas oportunidades e certos limites, certos presentes e certos desafios, alguns unicamente, justamente por você ser mulher. Seu útero está ligado a capacidade criativa, os seios estão ligados a capacidade de nutrir seus sonhos, de dar continuidade as suas criações, de nutrir a própria vida.

Como mulheres somos todas mães ainda que não tenhamos filhos, somos mães dos nossos projetos e sonhos. Primeiro Mulher você se nutri, dá a si mesmo tempo consigo, amor, carinho, presentes, cuidado, então satisfeito você compartilha. Se você oferta satisfeita, você oferece sem expectativas, sem obrigação, sem esperar receber de volta e por isso mesmo recebe de volta da vida, ainda que nem sempre da mesma pessoa. Mulher transborde de amor! Observe seu corpo o toque com afeto e respeito, ele é sagrado, ouça com atenção seus sinais. Amar a si mesma é prevenir” pontuou a Psicóloga Jaqueline.

O Outubro Rosa é uma campanha anual realizada mundialmente em outubro, com a intenção de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. A mobilização visa também à disseminação de dados preventivos e ressalta a importância de olhar com atenção para a saúde, além de lutar por direitos como o atendimento médico e o suporte emocional, garantindo um tratamento de qualidade.