Secretaria de Assistência Social mobiliza ações para o Maio Laranja em Nova Venécia

O mês de maio é responsável por uma série de mobilizações e reflexões acerca de um tema muito importante no dia 18: o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. O período chama atenção para o mês conhecido como Maio Laranja.

A Prefeitura de Nova Venécia por meio da Secretaria de Assistência Social e Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS) de Nova Venécia estará com uma campanha durante todo o mês de maio, utilizando faixas e cartazes afixados pela cidade e divulgando informações pelas redes sociais e veículos de comunicação. (Instagram @creas_nv, @prefeituradenovavenecia e facebook.com/PrefeituraDeNovaVenécia). No dia 18 de maio, o planejamento da secretaria é fazer uma panfletagem no centro da cidade, respeitando todas as normas sanitárias devido à pandemia Covid-19, para maior visibilidade do tema diante toda sociedade.

“O CREAS, enquanto equipamento de atendimento, acompanhamento e orientação as vítimas de violação de direitos, tem a responsabilidade de orientar a população a respeito desse tema de extrema importância, uma vez que a sociedade melhor informada tem maior capacidade de zelar pelos direitos das Crianças e Adolescentes. Nosso dever enquanto sociedade é acionar os canais de denúncia, e só a partir daí o CREAS poderá realizar o trabalho de forma efetiva. Cuidar das crianças e adolescentes é um dever de todos”, disse Eufrázia Mazocco, coordenadora do CREAS.

Havendo qualquer suspeita é possível fazer a denúncia por meio do canal Disque 100. A ligação é gratuita, funciona todos os dias da semana, por 24h, inclusive sábados, domingos e feriados. A denúncia pode ser feita também pelo 181 ou Conselho Tutelar local (27) 9-9941-4328, também podendo acionar o 190 – Polícia Militar. O sigilo é garantido, e as ligações podem ser feitas por aparelhos fixos ou móvel.

Maio Laranja

Em 18 de maio de 1973, uma menina de oito anos de idade, chamada Araceli Crespo foi sequestrada, drogada, violentada sexualmente e assassinada, em Vitória (ES). No ano de 1991, os três réus acusados de matar a menina foram absolvidos e o crime permanece impune até hoje.

Como forma de chamar atenção para a urgência de se combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes no Brasil, cerca de 80 entidades se reuniram no I Encontro do Ecpat (sigla em inglês) – tradução (Fim da Prostituição Infantil, Pornografia Infantil e Tráfico de Crianças para Fins Sexuais), criaram o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data sugerida foi 18 de maio, dia do assassinato de Araceli que, em 2000, com a aprovação da Lei Federal 9.970/2000, tornou-se oficial em todo o território brasileiro.

Desde então, o Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes incentiva que em todo o Brasil sejam realizadas ações que visem alertar toda a sociedade sobre a necessidade da prevenção à violência sexual.
Criou-se a Campanha Faça Bonito – Proteja Nossas Crianças e Adolescentes, que tem como objetivo mostrar à sociedade que isso é compromisso coletivo, cuidar para que a população infanto-juvenil tenha uma vida plena e com a garantia do direito ao desenvolvimento sexual saudável, ou seja, sem violações. O símbolo da campanha é uma flor de cor laranja, como forma de recordação dos desenhos feitos na infância e lembrança da delicadeza e da necessidade de cuidado e proteção. Tendo a cor laranja presente no slogan e no símbolo da campanha, ficando o mês de maio ficou conhecido como Maio Laranja.

Diariamente crianças e adolescentes são expostos a diversas formas de violência nos diversos ambientes por eles frequentados. Dessa forma, a família, a sociedade e o poder público, devem ser envolvidos na discussão e nas atividades propostas em relação à prevenção ao abuso e exploração sexual, alertando principalmente que as vítimas, em sua grande maioria, não tem a percepção do que é o abuso sexual.