Secretaria de Assistência Social e 2º Batalhão da PM realizam reunião para alinhar ações em apoio às pessoas em situação de rua

Em um importante movimento de fortalecimento da rede de proteção social, a Secretaria Municipal de Assistência Social realizou uma reunião de alinhamento com o novo comando do 2º Batalhão da Polícia Militar. O encontro aconteceu na sede da Secretaria e teve como principal pauta a intensificação das ações voltadas às pessoas em situação de rua.

A reunião contou com a presença da equipe técnica da Secretaria de Assistência Social e do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), e representantes do novo comando do 2º BPM.

O diálogo interinstitucional teve como objetivo reforçar a cooperação entre as forças de segurança e os serviços socioassistenciais, visando garantir abordagens humanizadas, seguras e eficientes às pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade nas ruas do município.

Durante a reunião, a Secretaria de Assistência Social destacou a importância da atuação conjunta e anunciou a adoção de medidas emergenciais para atender essa população durante o inverno, como a intensificação das abordagens sociais, a oferta de acolhimento provisório e a distribuição de agasalhos e cobertores.

“A atuação integrada com a Polícia Militar é fundamental para garantir que nossas ações cheguem a quem mais precisa, com segurança, respeito e dignidade. Vamos unir forças para ampliar o cuidado e garantir que ninguém enfrente o frio sem apoio”.

O novo comandante do 2º BPM também reafirmou o compromisso da corporação com o trabalho conjunto e o respeito aos direitos humanos. Ele reforçou que a Polícia Militar estará à disposição para colaborar com os profissionais da assistência social, contribuindo para a identificação de situações de risco e para a articulação de respostas mais rápidas e efetivas.

A Secretaria de Assistência Social ressalta que a população pode contribuir com o trabalho de acolhimento, informando locais onde pessoas estejam em situação de rua, especialmente nos dias mais frios, pelos canais oficiais da Secretaria ou através do telefone 27 3752 9040 ou diretamente no Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas).