Secretaria de Assistência Social de Nova Venécia busca apoio do Governo do Estado para melhorar políticas públicas socioassistenciais

A Prefeitura de Nova Venécia por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social buscou apoio do Governo do Estado do Espírito Santo para desenvolver ações para desenvolver a política de assistência a famílias carentes.

Nesta terça-feira (18,), a secretária municipal de Assistência Social, a diretora da Politica Socioassistencial de Nova Venécia, estiveram em Vitória, na SETADES para uma pauta com a secretária de Estado, de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, como objetivo discutir alternativas e mecanismos de planejamentos e ação  conjunta por parte da Política da Assistência Social do Município de Nova Venécia e do Estado do Espirito Santo.

Também se fizeram presentes na Reunião o Gerente de Emprego e qualificação Profissional e o coordenador estadual do SINE.

Durante a reunião, a secretária explanou a equipe estadual acerca das demandas e dificuldades surgidas com os efeitos da quarentena oriunda das consequências do Novo Corona Vírus (Covid-19). Entre as pautas, também constaram discussões sobre

•  A adesão do município no Programa Federal Compra Direta de Alimentos – CDA, que visa Garantir o direito básico à alimentação. O Projeto CDA consiste na aquisição de gêneros alimentícios de forma direta da agricultura familiar e doação simultânea dos produtos adquiridos à rede socioassistencial, englobando os equipamentos públicos de alimentação e nutrição;

• Interesse do município na Adesão do Programa Criança Feliz que  tem como objetivo promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto social.

• Discussão referente aos recursos fundo a fundo do ano de 2021.

• Bolsa Capixaba – 348 famílias beneficiadas.

• Entre outros pontos de relevância para a Politica socioassistencial do município no que condiz a atenção Básica (CRAS) e a atenção Especial (CREAS).

“Conversamos também com agente de Proteção Social Especial – GPSE, onde foi discutido assuntos referentes especificamente aos atendimentos/acolhimentos aos moradores de Rua. Programas existentes que contemplam nosso município, bem como orçamento para custeio do mesmo. Esperamos a parceria do Estado sobre essas demandas para ajudar o nosso município na manutenção e na melhoraria o trabalho ofertado “, disse a secretária de Assistência Social de Nova Venécia.