Sala de Recursos é inaugurada no CMEI Luzia Alves de Lima

O prefeito de Nova Venécia ladeado pela secretária municipal de educação e toda comunidade da escola CMEI Luzia Alves de Lima durante inauguração da Sala de Recursos

Na manhã desta quarta-feira (27), a Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), inaugurou mais uma Sala de Recursos Multifuncionais. Desta vez, a sala aberta foi no CMEI Luzia Alves de Lima e contou com a participação de pais, alunos, a Equipe da Seme de Educação Especial e toda comunidade escolar.

Salas de Recursos Multifuncionais são espaços criados para promover a inclusão na escola, além de fornecerem condições de acesso à aprendizagem aos alunos públicos-alvos da Educação Especial, têm como objetivo apoiar a organização e a oferta do Atendimento Educacional Especializado – AEE, em contraturno, prestado de forma complementar ou suplementar aos estudantes com deficiência, transtornos do espectro autista, altas habilidades/superdotação matriculados em classes comuns do ensino regular, assegurando-lhes condições de acesso, participação e aprendizagem.

O Prefeito, que esteve presente durante toda a cerimônia, destacou o a importância das Salas de Recursos para garantir que a Educação chegue a todos realmente de forma mais igualitária, com equidade de oportunidades.

A secretária de educação disse que o município passou de 150 matrículas na Educação Especial para 190 e que, desde o início do ano, vem desenvolvendo um planejamento compromissado com esta modalidade de ensino. “Inaugurar esta Sala na Educação Infantil é a certeza de que estamos contribuindo para o desenvolvimento da criança precocemente, o que é comprovadamente mais eficaz. É nesta fase que as possibilidades cognitivas mais devem ser estimuladas.” explicou.

Em janeiro, o município contava com 12 Salas de Recursos Multifuncionais, porém duas estavam desativadas e já foram reabertas nesta administração e mais duas inauguradas, somando-se 14 Salas em toda a cidade.