Região 01

Nome do Atrativo: Fazenda Santa Rita

Responsável pela propriedade: Ecila Emiliana Capucho
Contato: (27)99627-6069/99812-7101
Localização: no Córrego de Boa Esperança, situada na unidade da APA Pedra do Elefante, Nova Venécia/ES.
Modalidade de Turismo: Gastronômico, Ecoturismo, Cultural, Turismo Rural (Agroturismo)
Rede Social: Não possui.
Acesso Wi-Fi: Não disponível.
Distância da Sede do Município: 09 km pelo trecho parcialmente pavimentado e 04 km pelo trecho não pavimentado.
Dia e Horários para Visitação: Somente com horários agendado.
Alimentação: Oferece café (pago)
Banheiros: Disponível
Estacionamento: Disponível

Descrição do Atrativo:
Como o turismo rural tem crescido cada vez mais no mundo todo e ganhou mais forças após o início da pandemia. Muitas pessoas sentiram a necessidade de estar mais distantes dos grandes centros e ter mais momentos para ficar em contato com a natureza. A Fazenda Santa Rita, hoje conhecida como o berço do Turismo Rural e cultural na região, remete uma viagem à história de Nova Venécia e atualmente Dona Ecila – responsável pela propriedade e figura histórica da cidade, desenvolve um  aconchegante trabalho de agroturismo no município e recebe visitantes de diversas regiões do país, e além-fronteiras. Todavia seu trabalho mais notório relaciona-se ao resgate histórico-cultural que continuamente faz com crianças e adolescentes de escolas de toda a região, permitindo o contato dos mesmos com o passado e, consequentemente, a valorização da história da cidade. O passeio hoje é guiado pelos próprios membros da família com dia e horário agendado e conta com um excelente espaço com piscina natural para se refrescar, trilha ecológica para passeios em meio a mata, um lindo e enorme jardim para apreciar e relaxar a exuberante natureza a sua volta. Durante o passeio, também poderá desfrutar de um farto café da manhã oferecido, mediante agendamento.

E está sendo construído na sede uma associação das bordeiras Dona Fitinha onde são feitas Bordados da Época do Barão e artesanatos que poderão ser comprados no local.


Nome do Atrativo: Santuário Mãe Peregrina (Gameleira)

Localização: Serra de Baixo, Nova Venécia/ES.
Modalidade de Turismo: Religioso, Ecoturismo e Turismo de Massa.
Rede Social: Não possui.
Acesso Wi-Fi: Não disponível.
Distância da Sede do Município: 09 km pelo trecho parcialmente pavimentado e 01 km pelo trecho não pavimentado.
Dia e Horários para Visitação: De Janeiro a Dezembro, dias e horários indeterminados, não há visitas guiadas, ingresso gratuito, não é necessário autorização prévia.
Alimentação: Não disponível.
Banheiros: Disponível.
Estacionamento: Disponível.

Descrição do Atrativo:
Fechar os olhos, respirar fundo e imaginar um lugar que emana paz e que você possa se conectar com a sua própria espiritualidade e celebrar a fé, esse é o objetivo das pessoas que procuram como destino a Gameleira, importante ponto turístico religioso da cidade.

Gameleira é uma árvore centenária com mais de 15metros de altura onde está instalado em suas raízes a imagem da Santa Mãe Peregrina, Santuário onde devotos de toda região e país vem para comemorar e celebrar a sua fé, em meio a natureza. O local está em uma Área de Proteção Ambiental (APA), e nessa área possui uma escadaria com quase aproximadamente 365 degraus em meio a mata fechada, que dá acesso à capela construída no alto de uma pedra, em uma escarpa rochosa, logo acima da pequena faixa de mata. A vista é exuberante em meio à floresta, você contempla a gigante árvore e ainda aproveita toda a beleza que o ambiente em meio a mata oferece e onde a natureza fora generosos.


Nome do Atrativo: Pedra do Elefante

Localização: Serra de baixo, situada na unidade da APA Pedra do Elefante, Nova Venécia/ES.
Modalidade de Turismo: Ecoturismo, Aventura e Esportivo.
Rede Social: Não possui.
Acesso Wi-Fi: Não disponível.
Distância da Sede do Município: 09 km pelo trecho parcialmente pavimentado e 01 km pelo trecho não pavimentado.
Dia e Horários para Visitação: De Janeiro a Dezembro, dias e horários indeterminados, não há visitas guiadas, ingresso gratuito, não é necessário autorização prévia.
Alimentação: Não disponível.
Banheiros: Somente antes de começar a trilha.
Estacionamento: Disponível.

Descrição do Atrativo:
Conhecido com o principal cartão-postal de Nova Venécia, a Pedra do Elefante é procurado pelos amantes de ecoturismo. Uma atividade realizada de forma responsável, voltada para a apreciação da natureza de forma ecologicamente correta, cumprindo os princípios elementares de desenvolvimento sustentável.

Esse atrativo faz parte de uma cadeia de pedras de formação rochosa da Serra dos Aimorés, com aproximadamente 600 metros de altitude. É tombado como Monumento Paisagístico Natural pelo Conselho Estadual de Cultura. Os 2500 hectares ao seu redor foram transformados em APA – Área de Proteção Ambiental.

Hoje são realizadas trilhas ecológicas, trilhas para motos e esportivas(Agências privadas).


Nome do Atrativo: Recanto das Pedras

Responsável pela propriedade: Luciane Gusson
Contato: (27)99922-1031
Localização: Córrego do Cacau, Serra de Cima, Nova Venécia, ES
Modalidade de Turismo: Gastronômico, Ecoturismo, Aventura e turismo rural.
Rede Social: Possui.
Acesso Wi-Fi: Disponível.
Distância da Sede do Município: 12 km pelo trecho parcialmente pavimentado e 01km pelo trecho não pavimentado.
Dia e Horários para Visitação: De Janeiro a Dezembro, somente nos finais de semana.
Alimentação: Disponível
Banheiros: Disponível

Descrição do Atrativo:
A busca por práticas e costumes em propriedades rurais e com essa pegada mais sustentável pela sociedade tem crescido, fazendo com que a procura por viagens ou passeios por lugares mais ecológicos, torna extramente atrativo a visita ao sítio Recanto das Pedras, um lugar com uma beleza natural muito agradável que possibilita a prática do ecoturismo e aproveitando a bela paisagem em torno da propriedade com trilhas para o principal atrativo turístico de Nova Venécia a Pedra do Elefante, além de contar com algumas opções de lazer com uma agradável piscina natural para banho, um restaurante para apreciar as delícias da terra, um lago natural para contemplação e fotos e ainda conta com uma casa particular que poderá ser alugada para eventos particulares.


Nome do Atrativo: Sitio Pedra do Elefantinho

Responsável pela propriedade: Eloisa Lubiana
Contato: (27)99948-2595
Localização: Córrego Grande, Serra de Cima – Cristalina, Nova Venécia/ES.
Modalidade de Turismo: Turismo Rural (Agroturismo)
Rede Social: Não possui.
Acesso Wi-Fi: Disponível.
Distância da Sede do Município: 16 km pelo trecho parcialmente pavimentado e 01 km pelo trecho não pavimentado.
Dia e Horários para Visitação: De Janeiro a Dezembro, dias e horários indeterminados para aluguel direto com o proprietário. Alimentação: Não disponível
Banheiros: Disponível
Estacionamento: Disponível

Descrição do Atrativo:
Em um belo sítio localizado pertinho da cidade e que contempla uma excelente estrutura para você, encontra-se para aluguel de temporada uma acolhedora propriedade rural onde os hóspedes poderão passear pela fazenda, pescar, andar de caiaque, subir a pedra do elefantinho que fica dentro da fazenda. Ir ao curral e tirar leite das vacas ou simplesmente observar e relaxar. Fazer caminhadas ou corridas em torno do lago. A casa possui 4 quartos camas de casal, três dentro da casa e uma no anexo, sendo 1 suíte e um quarto que fica interligado com o banheiro social. Uma excelente opção para passar dias incríveis com a família e amigos. Tranquilidade que só uma casa de campo pode proporcionar. Para alugar a propriedade contatar direto com o proprietário ou em aplicativo de sites de alugueis de temporada.


Nome do Atrativo: Sitio Pinaffo
Responsável pela propriedade: Ana Paula da Silva Lusquinho Pinaffo
Contato: (27)99581858
Localização: Córrego Grande, Santana, Nova Venécia/ES. Modalidade de Turismo: Turismo de Eventos
Rede Social: Possui.
Acesso Wi-Fi: Disponível.
Distância da Sede do Município: 13 km pelo trecho parcialmente pavimentado e 07 km
PREFEITURA DE NOVA VENÉCIA SECRETARIA DE MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO pelo trecho não pavimentado.
Dia e Horários para Visitação: De Janeiro a Dezembro, dias e horários indeterminados para aluguel direto com o proprietário. Alimentação: Não disponível
Banheiros: Disponível
Estacionamento: Disponível

Descrição do Atrativo: Uma propriedade com muito espaço verde para você e sua família se divertir. Disponível para aluguel de eventos particulares e para temporada que dispõe de 03 quartos, banheiro, piscina, represa para banho, redes, árvores frutíferas com muito espaço para descansar e aproveitar e um parquinho para as crianças se divertirem. O local comporta até 200 pessoas para eventos. Interessados entrar em contato direto com a proprietária.