Rede municipal de ensino de Nova Venécia inicia aplicação de avaliação diagnóstica

Escolas da Rede Municipal de ensino de Nova Venécia (sede e campo) durante a aplicação da avaliação pedagógica

A Secretaria Municipal de Nova Venécia (Seme) iniciou, nesta segunda-feira (07), a Avaliação Diagnóstica para todos os alunos matriculados na rede.

A Avaliação Diagnóstica possibilita realizar o levantamento da situação dos estudantes em relação ao nível de aprendizagem, identificar as defasagens e os conteúdos essenciais não aprendidos para garantir a continuidade do processo educativo.

Como parte da proposta pedagógica para 2022, a Avaliação Diagnóstica está inserida no Calendário Escolar, instituído de forma a garantir os dias letivos e a Formação, a reestruturação da Organização Curricular com aumento da carga horária para os componentes de língua portuguesa, incluindo a disciplina de redação, e também de matemática, considerando os objetivos de aprendizagem previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), vem a primeira importante ação Pedagógica que é a aplicação da avaliação nessa semana.

A diretora de departamento pedagógico da Secretaria Municipal de Nova Venécia, ressalta que a partir da análise dos resultados, vem a implantação do Programa de Fortalecimento da Aprendizagem e assim a  implementação de um planejamento, que inclui o Plano de Intervenção Pedagógica (PIP), Formação e Assessoramento da equipe Seme às escolas da rede municipal.

As avaliações para a educação infantil ocorrem na pré-escola, para crianças de  1º e 2º períodos, com a análise dos objetivos de aprendizagem conforme a turma. Já no ensino fundamental,  anos iniciais e finais, são avaliados os componentes de língua portuguesa e matemática conforme pré-requisitos essenciais de cada ano/série.

A avaliação acontece durante toda essa semana nas 57 unidades escolares do município.