Rede municipal de ensino de Nova Venécia aplica avaliação diagnóstica inicial

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Nova Venécia (Seme) inicia a aplicação da avaliação diagnóstica para todos os alunos matriculados na rede entre os dias 06 e 10 de fevereiro.

A avaliação diagnóstica possibilita realizar o levantamento da situação dos estudantes em relação ao nível de aprendizagem, identificar as defasagens e as habilidades essenciais não aprendidas em determinados conteúdos para garantir a continuidade do processo educativo. Como parte da proposta pedagógica para 2023, a avaliação diagnóstica é a primeira importante ação pedagógica a ser realizada e está inserida no Calendário Escolar.

A diretora de Departamento Pedagógico da Seme ressalta que, a partir da análise dos resultados, vem a continuidade  do Programa de Fortalecimento da Aprendizagem e assim a implementação  de um planejamento que inclui o Plano de Intervenção Pedagógica (PIP),  a Formação Sistemática dos profissionais e trabalhadores da rede e o Assessoramento Pedagógico realizado in loco pela equipe Seme às escolas da  rede municipal.

A avaliação para a educação infantil ocorre na pré-escola, para crianças de 1º e 2º períodos, e em 2023 foi implementada para as crianças do maternal II com a análise dos objetivos de aprendizagem conforme a turma.

A avaliação diagnóstica inicial acontece durante toda a semana nas 59 unidades escolares do município.

Ascom | PMNV