Prova do Paebes já tem data marcada nas unidades de ensino de Nova Venécia

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), informou que a 14ª edição do Programa  de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes) será aplicada nos próximos dias 08 e 09 de novembro.

A prova, na rede pública do município veneciano,  será aplicada para os alunos do 2º ano, 5º ano e 9º ano do ensino fundamental anos iniciais e finais, regularmente matriculados.

O Programa tem o objetivo de avaliar o nível de apropriação e consolidação das habilidades desenvolvidas pelos estudantes em diferentes componentes, ao final de cada ciclo escolar.

Os testes deste ano irão avaliar os componentes curriculares de língua portuguesa (leitura e escrita) e matemática  para o 2º, 5º e 9º ano, acrescidos de produção de texto para o 5º ano e história e geografia para o 9º ano. Para 2022, o Paebes passou por mudanças de acordo com a Lei nº 11.694/22, que altera a Lei de nº 11.227/20.

Os resultados compõem a base para cálculo do Índice de Qualidade Educacional (IQE), um coeficiente aplicado ao montante do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), no cálculo do repasse pelo Estado aos municípios. A avaliação é organizada pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e pela Sedu.

Em Nova Venécia, a Seme está desenvolvendo um conjunto de ações para fortalecer o desempenho dos alunos, durante todo ano letivo. Equipes técnicas, além da assessoria periódica, estão indo às unidades de ensino para falar da importância do Paebes. Reunião virtual com os diretores escolares para detalhar o desenvolvimento dos trabalhos relativos à avaliação, formação específica para os professores também foram feitas.

“O Paebes permite avaliar a qualidade da educação básica nas redes estadual, municipal e privada de ensino. A avaliação traça um diagnóstico do nível de aprendizado dos alunos e das redes de ensino, que, a partir dos resultados, planejam as ações de melhoria com planos de intervenção pedagógica”, por isso são tão relevantes as ações de fortalecimento para que os índices sejam os melhores, portanto é de extrema importância  a frequência dos alunos na escola para que essa avaliação mostre o esforço de todas as ações desenvolvidas pelos professores e equipe pedagógica da rede municipal de ensino”, disse a secretária municipal de educação.

Equipe técnica da Seme, junto aos alunos da EMEIEF Regina Alves Dutra, durante a divulgação do Paebes