Projeto de banda marcial é apresentado aos alunos da EMEFTI Professora Arlene Geraldo

Na última quinta-feira (26), representantes das Secretarias Municipais de Educação e Cultura e Turismo apresentaram o projeto de implantação de uma banda marcial na EMEFTI Professora Arlene Geraldo. A formação será composta por alunos da unidade de ensino e regida por um maestro do município.

A parceria firmada entre as secretarias tem como objetivo levar a música como uma das formas de estimular o desenvolvimento de alunos, por meio da introdução da musicalidade na escola, que pode ser colocada em prática de diversas formas: desde a utilização de letras nas interpretações de texto em sala, até a realização de oficinas e instrumentalização com os estudantes. Essas são formas de aguçar a sensibilidade, instigar a criatividade e aumentar a integração dos alunos no ambiente escolar.

Segundo a secretária municipal de educação, um dos principais aspectos que a música representa no processo de ensino-aprendizagem é o estímulo ao uso dos sentidos pelo aluno. “Qualquer experiência musical, independentemente do estilo e dos instrumentos utilizados, promove maior habilidade de observação, localização, compreensão, descrição e representação em quem toca e quem houve”, frisou.

Para o secretário de cultura e turismo, essa é mais uma forma de expandir a cultura no município. “A banda marcial sempre foi um atrativo em Nova Venécia, com o Projeto Culturart temos a oportunidade de reativá-la e da melhor forma possível, que é dentro de uma unidade escolar”, disse o gestor.

A proposta, segundo ele, é ter outras bandas marciais no município. “Estamos começando por esta escola, com a oportunidade de 100 vagas iniciais, mas está em nosso planejamento, junto à Secretaria de Educação, expandir para mais escolas”, complementou.

A ideia animou os alunos, que ficaram encantados com a oportunidade de aprender a tocar. “Não vejo a hora de começar as aulas de instrumentalização, estou muito feliz, era um sonho”, relatou um estudante.

Os instrumentos já estão disponíveis na instituição de ensino. Bumbo, prato, tarol, e instrumentos de sopro são alguns deles. As aulas terão início na primeira quinzena de junho.

Secretária municipal de educação junto à diretora da Escola Arlene Geraldo e ao maestro durante a apresentação da implantação da banda marcial na unidade escolar
Secretário Municipal de Cultura e Turismo falando da implantação da banda marcial na Escola Arlene Geraldo
Equipes das Secretarias de Educação e Cultura e Turismo passando as informações e tirando dúvidas dos alunos sobre a banda marcial
Alunos da Escola Arlene Geraldo empolgados com formação da banda marcial