“Projeto Cuidar: Acolher e Humanizar” irá atender população em situação de rua no município veneciano.

A Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde implanta o projeto intitulado “Cuidar: Acolher e Humanizar”, visando melhorar à saúde da população em situação de rua presente no município de Nova Venécia. O projeto terá inicio nesta terça-feira, 21 de setembro, na Praça Adélio Lubiana, e estará no local das 08:00 às 11:00 da manhã. A ideia principal do projeto é que a equipe formada por profissionais das duas secretarias realizem atendimento em vários locais estratégicos da cidade onde se encontra o público alvo.

O Projeto irá atender a população que vive em situação de rua de forma humanizada e no seu local de vivência. Funcionando de forma itinerante, passando por vários pontos da cidade. Os atendimentos serão feitos duas vezes por mês e contará com uma equipe multidisciplinar com profissionais da área da saúde: médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, com o acompanhamento da equipe do Serviço de Abordagem Social do CREAS, uma vez que fazem o acompanhamento diário e efetivo com esse público.

A coordenadora do CREAS – Centro de Referência Especializado da Assistência Social, explicou sobre o Projeto, pontuando que os moradores de rua são um grupo heterogêneo, ou seja, pessoas que vêm de diferentes vivências e que estão nessa situação pelas mais variadas razões. O município de Nova Venécia como em muitos outros, há pessoas em situação de rua e/ou andarilhos, pessoas essas que não têm por muitas vezes, acesso a saúde básica.

O Projeto é uma estratégia para que esse público seja atendido, sua finalidade é ampliar o acesso da população em situação de rua aos serviços de saúde, de maneira mais oportuna, ofertando atenção integral à saúde e assistência social para esse grupo populacional.
A Secretária de Assistência Social, também pontuou que o “Cuidar: Acolher e Humanizar” é um projeto realizado em âmbito municipal e visa restaurar autonomia aos mesmos e também monitorá-los e avaliá-los de perto, por profissionais adequados, para que estejam saudáveis e aptos a seguir suas vidas, possibilitando-os a reinserção no seio familiar, a volta ao mercado de trabalho e entre outros.