Professores de língua portuguesa realizam formação com foco em História e Cultura Afro-Brasileira

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme) e da coordenação do Ensino Fundamental Anos Finais,  na última segunda-feira (26), realizou a Formação Continuada em Serviço para professores de língua portuguesa da rede, que teve como temáticas a “Diversidade a partir dos gêneros textuais: convivendo e respeitando as diferenças étnico-raciais na escola” e o  “Fortalecimento do trabalho colaborativo entre o professor da educação especial e o professor de língua portuguesa, respectivamente, conduzidas pela técnica pedagógica da Seme, Ingrid Galvão da S. Morais, e Ariadna Pereira Siqueira Effgen, professora do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) campus Nova Venécia.

Segundo a professora Ingrid, as leis 10.639/03  e 11.645/08 surgiram pela necessidade de políticas de reparação. “Não se trata apenas de trocar o foco europeu etnocêntrico pelo africano ou indígena, mas de expandir os currículos escolares, enfatizando e valorizando a diversidade racial e cultural e as inúmeras contribuições sociais desses povos de forma efetiva, por isso a importância dos professores se apropriarem destes conhecimentos”, afirmou.

A formação de língua portuguesa priorizou o trabalho sobre as leis de forma a orientar o professor sobre a necessidade de  impulsionar o conhecimento a respeito da história dos povos negros, de modo a aumentar nos estudantes a consciência sobre as desigualdades produzidas com base no racismo estrutural, criando dentro do componente curricular um espaço para reflexões sobre ações cotidianas, sobre identidades e espaços de convivência,  construindo imagens afirmativas e verdadeiras da população negra e suas contribuições históricas e contínuas para a formação da sociedade brasileira.

Ao abordar a temática, a formadora  direcionou o trabalho com gêneros textuais e habilidades, concomitantemente à contribuição dos gêneros textuais no empoderamento dos estudantes em suas convivências sociais, bem como provocar uma reflexão acerca da temática do que se trata a lei despertando-lhe a criação de panoramas futuros.

A formação envolveu o estudo de expressões consideradas racistas, o reconhecimento das escritoras brasileiras negras, a exploração dos gêneros textuais como: artigo de divulgação científica, carta aberta e infográficos. As habilidades e estratégias de leitura  indicadas por pesquisadores que tratam da didática e do desenvolvimento de capacidades e procedimentos leitores, também foram exemplificadas através de atividades que podem ser utilizadas pelo professor no trabalho  com os estudantes em sala de aula.

Momento da formação sobre o Fortalecimento do trabalho colaborativo entre o professor da educação especial e o professor de língua portuguesa

Professores de língua portuguesa durante a formação no turno vespertino