Professores da Sala de Recursos Multifuncionais passam por formação

Os professores da rede municipal de Nova Venécia que atuam nas Salas de Recursos Multifuncionais, ofertando o Atendimento Educacional Especializado-AEE, passaram por formação na última quinta-feira (10).

Na pauta estavam as orientações de acordo com as Diretrizes da Educação Especial, a importância do trabalho colaborativo, como deve ser a organização da Sala de Recursos, o perfil do profissional para trabalhar nesse ambiente e o preenchimento do Plano de Ensino Individualizado (PEI) que é o plano de avaliação e intervenção pedagógica.

“É importante que esse professor seja capaz de identificar, elaborar, produzir e organizar recursos pedagógicos de acessibilidade e estratégias, considerando as necessidades específicas dos alunos público-alvo da Educação Especial “, ressalta a coordenadora da educação especial.

A coordenadora disse ainda que o ambiente da Sala de Recursos Multifuncionais deve ser um ambiente alfabetizador, multisensorial, aconchegante, organizado e possuir materiais didáticos pedagógicos para desenvolver com excelência o atendimento educacional.

Essa sala é um dos locais do Atendimento Educacional Especializado, sendo realizado na própria escola do aluno público-alvo da educação especial ou em outra do ensino comum, no contraturno escolar, de forma individual ou em grupo organizados por faixa etária, e/ou habilidades conforme as necessidades dos alunos assistidos, porém não substitutivo às classes comuns, com caráter complementar ou suplementar, sendo um serviço da Educação Especial.

O encontro aconteceu na EMEF Dr Adalton Santos e foi conduzido pela equipe da Educação Especial da SEME, composta pela Supervisora Escolar Regiani Pansiere Grillo, a professora Catiany Mattos da Silva do Nascimento, a fonaudióloga Cynthia Felisberto Masarim Simões e a coordenadora Syrlene Pansiere.

A fonaudióloga, Cynthia Felisberto Masarim Simões, orientou sobre a intervenção junto ao aluno público-alvo da Educação Especial, tomando como base o estabelecimento de vínculo afetivo entre professor e aluno. Acrescenta ainda que os professores devem ser amparados para que possam, através do conhecimento refletir suas práticas docentes, compreendendo a singularidade da aprendizagem dos educandos e o imenso desafio que é educar.

O objetivo segundo ela, é assegurar os direitos desta crianças/alunos ao acesso à educação de qualidade na rede municipal, analisando, intervindo nas suas trajetórias, acadêmicas construídas no ambiente escolar.

A secretária Municipal de Educação de Nova Venécia, abriu o evento com a apresentação de todos os presentes e em seguida iniciou um diálogo sobre a educação especial explanando sua experiência com a Educação Especial. Falou sobre a história da educação especial a partir de 2005, quando foi criada a equipe multidisciplinar e os primeiros casos de inclusão na rede municipal do município. Pontuou que os profissionais precisam estudar as Diretrizes da Educação Especial para nortear o trabalho e colocar em prática. Relatou ainda, sobre os desafios para implantar as políticas públicas educacionais, destacando que o planejamento da educação em Nova Venécia é para todos. “Precisamos de responsabilidade e competência de todos no ensino ministrado aos educandos, para que os resultados sejam positivos no desenvolvimento global dos alunos com deficiências”, finalizou a Secretária.

Professores de Educação Especial em formação
Sala de Recursos Multifuncionais das unidades escolares de Nova Venécia