Professores da rede municipal iniciam formação pelo programa Educar pra Valer

A secretária municipal de educação recebeu os professores do 1º ano para a abertura da formação

Durante esta semana, de 04 a 07 e 11 de abril, os professores de 1º ao 5º ano de Nova Venécia, entre eles professor referência,   professor da Educação Especial, assistente de alfabetização do Programa Tempo de Aprender, iniciaram a formação pelo programa Educar pra Valer, ofertada pela Secretaria Municipal de Educação (Seme) aos 336 profissionais da rede.

Nos cinco dias de formação, especialistas em educação que já acompanharam as experiências de sucesso da cidade de Sobral no Ceará, considerada a capital da educação brasileira, ministraram cursos para os professores envolvidos na etapa de alfabetização em Nova Venécia.

Dentro do assunto Indicadores da Aprendizagem, as palestrantes e os cursistas debateram sobre formação, planejamento, gestão do tempo pedagógico e frequência do estudante como fatores que interferem diretamente no sucesso da aprendizagem.

Propostas de rotinas dos componentes curriculares de língua portuguesa e matemática, dentro do planejamento, foram consideradas essenciais para que o trabalho do docente alcance seus objetivos.  

Com duração de três horas para cada turma, na capacitação, os professores puderam também conhecer os materiais complementares do Programa Educar pra Valer. Alocados em uma sala do Google Classroom, há vídeos educativos, orientações pedagógicas, questões editáveis para impressão ou virtuais, tanto de língua portuguesa, quanto de matemática.

Na formação, as experiências, exemplos e ferramentas de Sobral e do Ceará são compartilhadas para que o processo possa acontecer de maneira formativa, porém, os formadores deixam claro que não existem receitas prontas e as soluções precisam ser construídas considerando o contexto local, o protagonismo e a liderança do município para buscar melhorias na educação.

A secretária de educação disse que estão previstos mais sete encontros de formação pelo programa Educar pra Valer e o município já se organizou para, em breve, apresentar à sociedade veneciana todas ações planejadas. “Faremos o lançamento do Programa. Preparamos um momento para a comunidade escolar se apropriar das novas estratégias de recuperação da aprendizagem. Nossos professores já estão sendo formados em parceria com a equipe do Educar pra Valer e com a equipe da Seme, e o trabalho já está chegando aos alunos”, informou a gestora.

Turma de professores do 2º ano participando da formação de língua portuguesa e matemática







Assessoria de comunicação da Prefeitura de Nova Venécia