PRODNORTE e municípios da Região Turística Pedra, Pão e Mel se reúnem para discutir sobre turismo

O Programa de Desenvolvimento Regional Sustentável do Extremo Norte Capixaba (PRODNORTE) se reuniu na manhã desta quinta-feira (20), no Centro Cultural Casarão, com municípios que compõe a Região Turística Pedra, Pão e Mel para debater ideias e propostas para evidenciar o turismo nas cidades.

Representantes dos municípios de Ecoporanga, São Gabriel da Palha, Boa Esperança, Vila Pavão, Barra de São Francisco, Montanha, recepcionados pelo coordenador de turismo de Nova Venécia, Anderson Sabino e do gerente do setor de Turismo do PRODNORTE, Cícero Dantas, explanaram sobre suas dificuldades e pediram apoio do órgão para desenvolvimento de ações no turismo.

A reunião foi uma proposta que partiu de um convite do coordenador do Setor de Turismo do PRODNORTE para ouvir demandas e propor ações. “Temos que desenvolver e catalogar nosso potencial para mostrar para a gestão estadual e buscar mais apoio nas propostas executadas pelos gestores municipais, precisamos mostrar ao estado todo o potencial paisagístico, turístico, ambiental, socioeconômico que nossa região tem. Vamos planejar para produção de vídeos de divulgação, soluções tecnológicas como sites e aplicativos para alavancar ainda mais os potenciais dos municípios”, disse.

O coordenador de turismo de Nova Venécia falou da importância da cadeia produtiva e ecológica para tornar ainda mais forte o turismo local. “Em Nova Venécia, acreditamos no potencial turístico, principalmente no que diz respeito ao turismo sustentável. Em primeiro lugar envolver os principais atores do município, que promovem através de produtos orgânicos, artesanato entre outros setores que geram renda, que promovem o turismo local, debater ideias, sugestões para fortalecer ainda mais nossos receptivos, e toda cadeia do turismo, da cidade ao interior”, disse.

Ao todo são 12 municípios são atendidos pelo Prodnorte, mas o atendimento turístico pelo órgão é subdividido por regionalização turística. Na reunião foi destacado a parceria da região da Pedra, Pão e Mel, formado pelos municípios de Boa Esperança, São Gabriel da Palha, Vila Pavão e Nova Venécia para discutir a proposta da nova regionalização com a inserção dos municípios de Água Doce do Norte, Vila Valério, Ecoporanga e Barra de São Francisco, onde foi orientado pelo PRODNORTE sobre as novas regras para inclusão de informações, dados e conteúdos no Mapa do Turismo, que será lançado em 2022.

Turismo sustentável

Turismo Sustentável é uma maneira de viajar e descobrir um destino, onde se respeita a cultura, meio ambiente e pessoas, preservando tradições locais e recursos naturais e dando protagonismo às comunidades residentes.

A sustentabilidade possui três pilares que devem ser equilibrados, que são o econômico, o social e o ambiental.