Procon faz orientações aos consumidores na hora de comprar o material escolar

O Procon de Nova Venécia por meio da Secretaria de Ação Social, através da Prefeitura Municipal de Nova Venécia preparou orientações aos consumidores na hora de comprar o material escolar. Uma das dicas mais relevantes é pesquisar os produtos e não se deixar influenciar pela publicidade.

O Procon ainda recomenda aos consumidores que fiquem atentos à lista. A escola não pode exigir do aluno determinada marca de produto nem obrigar os pais a comprarem qualquer item em algum comércio específico da cidade ou na Internet.

O consumidor deve se manter atento em relação à emissão da nota fiscal. Na hipótese em que ocorra algum vício com qualquer dos itens adquiridos, será necessária a apresentação do referido documento.

Toda informação contida nos produtos tem de ser clara, precisa e em língua portuguesa, possibilitando a identificação do fabricante, as condições de armazenagem, a validade, composição, indicação de faixa etária ou de possível risco durante o uso do mesmo.

Na loja, os preços devem estar afixados nos produtos expostos ou nas gôndolas de modo que possibilite ao consumidor uma fácil, clara e rápida compreensão a respeito do valor cobrado.

Com a lista em mãos, antes de ir às compras, o consumidor deve verificar quais os itens que restaram do período letivo anterior e avaliar a possibilidade de reaproveitá-los para que haja economia em sua aquisição.

O consumidor deve sempre fazer a pesquisa de preços e levar em conta as taxas de juros quando optar por compras a prazo. O melhor é pedir descontos e efetuar o pagamento à vista.

Reclamações
Os consumidores podem registrar suas reclamações na sede do Procon localizado na Rua Ayrton Caran, 10, Bairro Margareth, Nova Venécia, das 7 às 17 horas, de segunda a quinta-feira. É preciso que o consumidor tenha disponível o RG (Carteira de Identidade), CPF, além de documentos que possam comprovar a reclamação.