Primeiro dia de aula na Escola em tempo integral Bairro Altoé: sonho, transformação e expectativa

A secretária Municipal de Educação, Wanessa Zavarese Sechim, entre os alunos durante a entrega dos kits de materiais escolares

Um programa idealizado pelo Governo Estadual. Uma ideia aceita pelo município de Nova Venécia, por meio da secretaria municipal de educação. Hoje a EMEFTI Bairro Altoé é uma realidade.

Com quase 200 alunos matriculados, com equipe de profissionais com dedicação exclusiva, a escola é a aposta para ser referência no processo de ensino aprendizagem em tempo integral.

Na organização curricular do 1º ao 5º ano do ensino fundamental em tempo integral, tem o aumento do número de aulas de matemática, língua portuguesa, arte e educação física.

Além das disciplinas base, o diferencial para o ensino da EMEFTI Bairro Altoé será a formação de crianças com perspectivas de futuro, capazes de realizar sonhos. Para isso o currículo conta com projetos integradores, fortalecimento da aprendizagem (reforço escolar) com material didático específico de português e matemática, estudo orientado, aulas de práticas e vivências em protagonismo. Acolhimento aos estudantes e a família também fará parte da rotina escolar.

No primeiro dia de aula, muitas famílias foram acompanhar os alunos. “Meu filho foi para a escola sem nada para estudar e voltou com uma mochila cheia de materiais escolares. A felicidade dele estava nos olhos. Para nós que trabalhamos o dia todo, saber que eles estão aqui dentro, estudando, a gente fica muito feliz”, disse uma mãe de aluno da escola em tempo integral Bairro Altoé.

Uma acolhida foi preparada pela equipe escolar para receber os alunos. Muitas palmas e sorrisos fizeram parte do momento. “Esse reencontro foi muito especial para nós. Receber nossos alunos com esse novo formato é uma satisfação muito grande. Estamos aqui para apoiar essas crianças para o futuro, ajudando na construção de uma nova realidade para cada um deles”, afirmou a diretora da EMEFTI Elaine Oliveira dos Santos.

A escola estava toda decorada, mensagens de boa vindas, cortinas coloridas feitas em papel crepon chamaram a atenção. Logo após a recepção, os alunos foram levados a fazer a primeira refeição do dia, eles terão direito a quatro.

A secretária Municipal de Educação, professora Wanessa Zavarese Sechim, acompanhou o primeiro dia de aula na unidade escolar do Bairro Altoé e entregou kits com materiais escolares para os alunos. “Uma satisfação imensa está participando desse início. Tudo isso aqui é a concretização de meses de trabalho, dedicação e muito cuidado ao planejar e preparar todos os detalhes”, ressaltou a secretária.

A EMEFTI Bairro Altoé, faz parte do Programa Capixaba de Fomento à Implementação de escolas municipais de Ensino Fundamental em Tempo Integral – PROETI do Governo Estadual.

As escola em tempo integral mantém os alunos por mais tempo nas escolas. Além do estudo regular, elas também oferecem aulas eletivas e atividades pedagógicas e lúdicas de acordo com o interesse do aluno. A carga horária em Nova Venécia chega a nove horas e meia diárias.