Prefeitura reforça ações de enfrentamento ao covid-19

Após recesso de fim de ano e com uma nova gestão, a Secretaria Municipal de Saúde de Nova Venécia por meio da Vigilância Epidemiológica está reforçando os cuidados contra o Coronavírus (covid-19) no município. Dos 78 municípios capixabas, 16 estão classificados em Risco Baixo e 54 estão em Risco Moderado, Nova Venécia é um deles. Oito municípios (Alfredo Chaves, Colatina, Governador Lindemberg, Guarapari, Linhares, Marilândia, São Mateus e Venda Nova do Imigrante) estão classificados como Risco Alto.
“Uma série de ações e atividades combinadas com o trabalho da vigilância em conjunto com medidas de isolamento social são importantíssimas para conter o avanço do covid-19. Embora estejamos no nível moderado, não consideramos como boa a nossa situação sendo que enxergamos muitas pessoas se contaminando e o numero de óbitos aumentando. Pedimos que a população possa fazer o isolamento e seguir todas as medidas de controle para evitar maior circulação do virus”, comenta o secretário de Saúde, Josiel Santana.
Algumas medidas iniciais previstas contemplam: a ampliação do poder de testagem na Unidade de Enfrentamento a Covid-19, campanhas de orientação em veículos de comunicação.
O Secretário frisou a importância de não deixar o município passar para o risco alto. “Temos que usar de todas as medidas e ações para que não passemos para o risco alto, o funcionamento normal das atividades econômicas e sociais podem ser afetadas, pois depende diretamente dos indicadores dessa pandemia. Sabemos que o índice de ocupação das UTIs já estão elevados e um aumento dos casos na nossa região pode levar ao colapso do sistema, não queremos de forma alguma tomar medidas mais restritivas, portanto contamos com a colaboração de toda comunidade veneciana para seguir as medidas sanitárias”, finalizou Josiel.

Medidas de Contenção do Vírus

Para evitar a propagação da COVID-19, algumas medidas devem ser adotadas:
• Lave suas mãos com frequência. Use sabão e água ou álcool em gel.
• Mantenha uma distância segura de pessoas que estiverem tossindo ou espirrando.
• Use máscara.
• Não toque nos olhos, no nariz ou na boca.
• Cubra seu nariz e boca com o braço dobrado ou um lenço ao tossir ou expirar.
• Fique em casa se você se sentir indisposto.
• Procure atendimento médico se tiver febre, tosse e dificuldade para respirar.