Prefeitura inicia o diálogo sobre criação de escola cívico-militar em Nova Venécia

Prefeito de Nova Venécia, Secretária Municipal de Educação e Técnico da Seme em conversa com representantes dos Comandos Militares sobre Escola Cívico-Militar em Nova Venécia

O Prefeito de Nova Venécia e a Secretária de Municipal de Educação reuniram-se, na manhã dessa terça-feira, 17, com representantes dos Comandos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, a fim de partilhar os primeiros estudos feitos por Técnicos da Seme sobre a possibilidade de implementação da Escola Cívico-Militar (ECIM) no município.

Durante o encontro, foram apresentadas informações a respeito do modelo da ECIM a ser implementado, objetivando a melhoria da Educação Básica através dos bons resultados já evidentes onde o Programa é executado. A equipe da Secretaria de Educação esteve em contato com o Ministério da Educação (MEC) em março e foi atendida pelo diretor de Políticas para Escolas Cívico-Militares para o aprofundamento sobre a adesão do Município ao Programa de Escolas Cívico-Militares (PECIM). Nova Venécia está se antecipando, pois há uma previsão de abertura do edital do Programa para este semestre de 2021.

A Secretária Municipal de Educação e os Técnicos da Seme têm também uma visita técnica agendada para 27 de agosto, a fim de partilhar conhecimento prático e teórico com a EMEF Cívico-Militar Domingos Martins, localizada no município de Montanha, a primeira do Estado a iniciar as aulas nestes moldes.

Nos primeiros esboços, consta na proposta do município a revitalização do prédio da antiga escola “Pequeno Mundo” como ideal para receber a Escola Cívico-Militar de Nova Venécia ofertando aproximadamente 230 matrículas.