Prefeitura inaugura usina solar na EMEF Veneciano

Autoridades presentes na inauguração

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), inaugurou nesta quarta-feira (11), a instalação da usina solar na EMEF “Veneciano”.

Estiveram presentes o Vice-Prefeito, representando o Prefeito, a Secretária Municipal de Educação, Representante da empresa executora Ultra Engenharia e Construções LTDA, senhor Valdemar Ferreira Júnior / Engenheiro Eletricista, a equipe de profissionais e trabalhadores da escola, pais, responsáveis e estudantes.

Foram instalados 119 placas e 2 unidades de inversores para a implantação da usina solar, com investimento de pouco mais de R$355 mil, feitos através de recursos próprios do município.

Segundo o engenheiro da Seme, são inúmeras as vantagens desse tipo de geração de energia. “Economia na fatura que pode chegar até 95%, proteção contra o aumento das tarifas energéticas e cobrança de bandeiras, rápido retorno do investimento, longa durabilidade do sistema gerador. O município só tem a ganhar com essa aquisição”, considerou o profissional.

“Trata-se de um investimento que também é um recurso pedagógico, podendo ser desenvolvido de forma transversal ao currículo, integrando diversas disciplinas na conscientização para um ambiente sustentável”, ressaltou a Secretária Municipal de Educação.

De acordo com o Vice-Prefeito, “Esse é mais um projeto piloto inovador, que temos a certeza do sucesso. A escola Veneciano está sendo a pioneira, mas nosso objetivo é estender para outras unidades de ensino do município, são inúmeras as vantagens desse tipo de geração de energia! O município com certeza só tem a ganhar com essa aquisição.”

Diretor da EMEF “Veneciano”

Fala da Secretária Municipal de Educação

Fala do Vice-Prefeito