Prefeitura, em parceria com o Ifes, abre 2ª turma de Eja com qualificação profissional

Alunos da Eja com qualificação profissional e professores do Ifes Campus Nova Venécia

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), em parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), realizou, nesta segunda-feira (22), a primeira aula para os 21 alunos da sede do município, em distorção de idade-série, do 8º ano do ensino fundamental, agora, matriculados  na segunda turma da Educação de Jovens e Adultos (Eja) com qualificação profissional, na rede municipal de ensino.

A aula teve início no Ifes, onde os alunos tiveram a oportunidade de conhecer as dependências da Instituição, bem como o laboratório em que irão cursar o Técnico em Operador de Computador.

De acordo com a Comissão de Implementação da Modalidade Eja, o curso, ofertado em parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) Campus Nova Venécia, é uma Formação Inicial Continuada (FIC),  integrada ao ensino fundamental anos finais, que tem por objetivo oportunizar a qualificação social e profissional para quem não teve acesso aos estudos na idade certa.

Segundo a secretária municipal de educação, nesta reorganização da Eja está o desafio de desenvolver processos de formação humana, articulados a contextos sócio-históricos. “O objetivo é reverter a exclusão e garantir aos jovens e adultos o acesso, a permanência e o sucesso no início ou no retorno desses sujeitos à escolarização básica como direito fundamental, preparando jovens e adultos para o exercício da cidadania e para o mundo do trabalho”, disse a gestora. Ela concluiu dizendo que todos os matriculados na modalidade são privilegiados, pois além de terem  um certificado da rede municipal têm também uma certificação do Instituto Federal do Espírito Santo.

Os alunos matriculados na Eja têm alimentação garantida na EMEF Dr. Adalton Santos e transporte para locomoção ao Ifes cedido pela Prefeitura de Nova Venécia.

Aula inaugural da segunda turma de alunos da EJa com Qualificação Profissional em Operador de Computador
Alunos sendo recepcionados  no Ifes