Prefeitura e Governo do Estado discutem ações na saúde em Nova Venécia

Atenção Básica e Atenção Ambulatorial foram discutidas em visita oficial do subsecretário de Saúde ao município. Destaque para a implantação de 10 leitos de UTI.

Na manhã desta quarta-feira (09), o prefeito de Nova Venécia, André Fagundes, recebeu em seu gabinete, subsecretário de Estado de Regulação, Controle e Avaliação em Saúde, Gleikson Barbosa dos Santos (Kim) para discutir sobre infraestrutura e gestão da saúde no município, o fortalecimento da Atenção Básica e Atenção Ambulatorial ( Auto Regulação Formativa Territorial, além de diversos outros temas, com destaque para a implantação de 10 leitos de UTI no hospital São Marcos.

O Norte do Estado, conta com mais de 110 leitos de UTI e 155 leitos de enfermaria exclusivos para tratamento da Covid-19. No dia 05 de abril, o governador do Estado, Renato Casagrande, inaugurou 10 leitos de enfermaria em Nova Venécia e firmou compromisso para implantação junto ao município e a Rede São Camilo, de mais 10 leitos de UTI, para auxiliar no tratamento a Covid-19 e demais enfermidades.

Entre as ações e estratégias o subsecretário de saúde falou sobre a possibilidade de melhorar a infraestrutura hospitalar, Levando em consideração a alta taxa de ocupação de 96,67% dos leitos de UTI em São Mateus. “Entendemos que devido à alta ocupação e leitos de UTI na região do extremo norte do estado, o planejamento da Secretaria de Saúde é a regionalização dos serviços de saúde. Hoje o Hospital São Marcos é um dos três hospitais estruturantes da região, juntamente com o Hospital Roberto Silvares em São Mateus e o Hospital Estadual Dr. Alceu Melgaço Filho em Barra de São Francisco. Baseado nisso e com o aumento de acidentes e traumas, além das internações de Covid-19, entendemos a necessidade de implantação de leitos de UTI”, disse Kim Barbosa.

O prefeito André Fagundes, havia anunciado na segunda-feira (07), a disponibilidade de investimento de mais de R$ 480 mil para melhorias e adaptações na infraestrutura no Hospital São Marcos, em resposta ao oficio encaminhado pela instituição sobre análise de viabilidade econômico-financeira para a instalação dos leitos. “Tanto o município, quanto o Governo do Estado, por meio do governador Casagrande, disponibilizaram tudo que foi solicitado pela Rede São Camilo para implantação dos leitos Agora, fica a cargo da direção do hospital tomar as providências cabíveis. Sabemos da necessidade que temos e aguardamos o quanto antes para ofertar mais qualidade a nossa população”, disse o prefeito.