Prefeitura de Nova Venécia firma parcerias de fortalecimento da agricultura familiar

O intuito foi de fortalecer as parcerias com o Incaper e Sindicato dos Trabalhadores, o Projeto Compra Direta de Alimentos (PAA) e Programa de Aquisição de Alimentos (CDA), Assistência Técnica e Extensão Rural organização e comercialização de produtos da agricultura familiar.

O prefeito de Nova Venécia, André Fagundes, acompanhado de seu vice e coordenador de governo, Paulo Roberto realizou na manhã desta terça-feira (12), uma reunião em seu gabinete sobre os convênios do Instituto de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nova Venécia e Vila Pavão (STRAF) e sobre políticas públicas locais.

A reunião contou com dos secretários municipais, Vanessa Secchin (Educação), Ademir Cassaro (Agricultura), Herileny Teresa Pratte (Assistência Social), do presidente do Incaper, Moizés Marré, presidente do STRAF, Wesley Darós, da coordenadora do Projeto Compra Direta de Alimentos (PAA) e Programa de Aquisição de Alimentos (CDA), Fernanda Barbosa, servidores e representantes de associações locais de Água Limpa, Barra de Boa Vista e de Agroecologia.

O intuito da reunião foi firmar parcerias para melhor atender a população e a agricultura familiar do município. Foram abordados os convênios com a Secretaria de Assistência Social,
Programa de Alimentação Escolar (parceria com a Secretaria de Educação), assistência técnica e extensão rural (parceria com a Secretaria de Agricultura), trabalhos desenvolvidos pelo Incaper e a organização e comercialização da agricultura familiar.

O convenio do PAA e CDA beneficia prioritariamente os agricultores familiares, assentados, comunidades locais que aumentam sua renda e que levam para o município seus produtos para os beneficiários do projeto que terão acesso a alimentos em quantidade, qualidade e regularidade necessárias, diminuindo situações de insegurança alimentar e nutricional.

“Temos que valorizar o homem do campo, as famílias que vivem da agricultura familiar, com o suporte da nossa Secretaria de Agricultura fortalecer o trabalho e geração de renda e com isso ofertar suporte a famílias que se encontram em vulnerabilidade social, assistidas pela Secretaria de Assistência Social, fornecer alimentação saudável e de qualidade na nossa rede de ensino com a compra direta de alimentos através da Secretaria de Educação. Essa reunião foi importante e bastante produtiva, me coloco a disposição e também toda nossa equipe para contribuir no que for necessário para o melhor desenvolvimento do trabalho frente à população rural de Nova Venécia”, disse o prefeito André Fagundes.