Prefeitura de Nova Venécia e Rede Agronova ampliam parceria

A reunião com membros da Rede Agronova pautou o empreendedorismo, agroturismo e economia solidária e solicitação de demandas de infraestrutura e funcionamento

O prefeito de Nova Venécia, André Fagundes recebeu na manha desta terça-feira (23), na sala de reuniões da prefeitura, a presidente da Rede Agronova, Almira Nepomuceno, o diretor Otamir Carloni, representantes, sócios e membros colaboradores.

A reunião teve como pauta a apresentação das atividades da Rede em prol do empreendedorismo, agroturismo e economia solidária, além de buscar apoio da prefeitura em resolver diversos gargalos em relação ao funcionamento e infraestrutura. “A receptividade do prefeito foi ótima e apresentamos o trabalho que a Agronova com o Banco Kiri Kere, e ele abriu uma série de sugestões que fortalecem o trabalho do grupo. Com certeza esse apoio que o prefeito está dando ao grupo, faz aumentar a responsabilidade de todos nós, para melhorar a parceria e produzir ações que beneficiem a população e gere emprego e renda”, disse o diretor da Agronova, Otamir Carloni.

O prefeito de Nova Venécia falou da importância da Rede Agronova para o município e falou da oportunidade de ampliar a parceria para mais projetos. “A gente tem que trabalhar em parceria junto com o cooperativismo, associativismo pra fazer o município crescer. Não acredito em salvador da pátria, temos que trabalhar em conjunto e fazer todos os segmentos do município desenvolverem em plenitude. A Agronova vem reivindicar demandas que há anos são pleiteadas, e não foram resolvidas. Hoje a rede tem um espaço formalizado dentro do Hortomercado Municipal, estamos buscando regularizar a sessão da cozinha, um espaço pra se guardar o veículo, entre outras ações relevantes como o desenvolvimento do Banco Kiri kere. Temos que ampliar a parceria para fazer tornar realidade o desenvolvimento de práticas que evidenciam o agroturismo, culinária e as belezas do município consequentemente melhorando a economia local”, finalizou André Fagundes.

A presidente da Rede Agronova enfatizou a parceria no sentido de dar mais animo para realizar ações para fortalecer o agroturismo. “Essa reunião que nós tivemos com o prefeito mostrou toda sensibilidade de enxergar a riqueza que o município tem que a população tem para sonhar com a evolução de um de um turismo, de um agroturismo, com a valorização da cultura. A reunião nos deu muita esperança, agora a gente tem fôlego e uma garantia até de legalidade assim relação aos pontos que a gente precisa ir pra trabalhar, nos dá energia pra gente ir pra frente para emancipar o agroturismo de Nova Venécia”, finalizou a presidente da Rede Agronova, Almira Nepomuceno.

Rede Agronova

A Associação de Agroturismo e Agroindústria de Nova Venécia – AGRONOVA é composta por cerca de 30 pessoas, formada por agricultores familiares, artesãs e microempreendedores individuais, que trabalham na comercialização coletiva de produtos da agroindústria familiar e artesanato, como: compotas, geleias, doces em calda, biscoitos em geral, massas, pães, bolos, cachaças, molhos de pimenta e conservas, e toda linha artesanal quadros com a arte cores da terra, tapetes de retalhos, panos de prato, origami, pinturas em tecido, objetos feitos com fibras naturais, brinquedos entre outros. Os associados trabalham dentro do conceito e princípios da economia solidária que tem como meta a promoção do bem viver, do incentivo ao turismo cultural, da preservação ambiental e da sustentabilidade, dentre outros.

A AGRONOVA também é gestora do Banco de Economia Solidária Kiri Kere. O projeto do banco Comunitário ainda conta com o apoio da Agência de Desenvolvimento das Micros e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (ADERES), a Associação de Moradores do Bairro Rúbia (AMBRU), Associação Atelier de Ideias e Rede Capixaba de Bancos Comunitários.