Prefeitura de Nova Venécia convida a sociedade para participar da elaboração da Lei Orçamentária Anual – LOA de 2023

Um formulário está disponível entre os dias 16 e 26 de setembro para escolha de prioridades e apresentação de sugestões pela comunidade.

A Prefeitura de Nova Venécia inicia nesta sexta-feira (16), a consulta pública para o Orçamento do ano de 2023, que está previsto no artigo 165 da Constituição Federal. Um formulário online estará disponível até o dia 26 de setembro onde a população pode preencher com sugestões.

O Orçamento Público é um instrumento de gestão de curto prazo, tendo sua vigência anual, onde se estima as receitas a serem arrecadas e fixa as despesas a executar durante o ano. Para construí-lo é fundamental que se torne um orçamento participativo através de um processo pelo qual a população decide, de forma direta, a aplicação dos recursos em obras e serviços que serão executados pela administração municipal.

Com a finalidade de qualificar os serviços ofertados pelo município e dando voz e protagonismo aos cidadãos, a prefeitura adota mecanismos para conhecer e compreender as necessidades da cidade. “Esta gestão municipal convida a sociedade interessada para a consulta pública respondendo o formulário. As sugestões serão analisadas e consolidadas, construindo assim o orçamento de 2023”, disse o Secretário Municipal de Planejamento.

O link para o formulário é o https://www.novavenecia.es.gov.br/loa-2023 e qualquer pessoa pode participar. “Ao acessar o site, o cidadão clica nos desafios e visualiza as áreas sugeridas, selecionando aquelas que considerem mais importantes para serem realizadas. Também pode apresentar novas propostas, contribuindo com sugestões que a comunidade possa ter de prioridade. É muito importante que todos possam dar sua contribuição para fazermos nossa gestão cada vez mais participativa, ouvindo as demandas que nosso município precisa e buscando soluções”, disse o prefeito de Nova Venécia.

Ascom | PMNV