Prefeitura de Nova Venécia alerta sobre descarte de objetos perfurocortantes junto ao lixo comum

A Prefeitura de Nova Venécia por meio da Secretária Municipal de Obras e Departamento de Limpeza Pública vem identificando através do sistema de coleta diário de lixo, o descarte inadequado de resíduos e objetos perfurocortantes como: lâminas de barbear, agulhas, brocas, pregos, pedaços de madeira, tampas serrilhadas de latinhas de conserva e principalmente vidro quebrado.

Na manhã desta quinta-feira (11), um dos coletores do Departamento de Limpeza, veio a se ferir ao manusear uma sacola contendo objetos de vidro. “A atitude é grave, pois além da ameaça de contaminação ao meio ambiente, o descarte como ocorreu coloca em risco a saúde dos agentes profissionais que trabalham diretamente com recolhimento do lixo, apesar da utilização do equipamento de proteção individual (EPI). Pedimos encarecidamente a ajuda da população com o manuseio correto de objetos perigosos”, destaca o coordenador de Limpeza Pública, Allan Bispo Souza.
A coleta de lixo nos bairros acontece de segunda a sábado no turno matutino a partir das 6h30. Já no comercio a retirada de lixo funcionará a partir das 17h40 de segunda a sexta. A lista completa do cronograma pode ser encontrada através do site da prefeitura: https://www.novavenecia.es.gov.br/prefeitura-de-nova-venecia-define-horarios-de-coleta-de-lixo-nos-bairros-e-comercio/
Orientações do Setor de Limpeza de Nova Venécia
Descarte de forma separada: Seringas, agulhas e vidro quebrado não devem ser descartados junto com o restante do lixo. Até mesmo as lâmpadas exigem atenção especial ainda que não estejam quebradas, o ideal é que esses itens sejam colocados separados em um recipiente resistente que permita proteger outras pessoas ou animais que possam entrar em contato com material.

Coloque dentro de um recipiente resistente: Se possível, coloque os perfuro-cortantes dentro de um recipiente resistente: Garrafas PET vazias, caixas de leite, latas e até caixa de papelão podem ser utilizados como forma de proteção. No caso do vidro, o ideal é enrolar os cacos em jornal e então colocá-los dentro de uma latinha de achocolatado vazia. No caso de latinhas de conservas, apenas lembre-se de empurrar a parte de ser ligada para dentro da própria lata evitando que ela possa causar acidentes.

Sinalize o recipiente: Escreva no recipiente destinado ao descarte que se trata de um material perfurocortante. Coloque em letras grandes e bem visíveis: CUIDADO! MATERIAL CORTANTE ou escreva o que realmente se trata, por exemplo: CUIDADO! VIDRO QUEBRADO! Com esse simples cuidados, é possível preservar a integridade física dos coletores.