Prefeito entrega certificados a Professores participantes da Olimpíada de Língua Portuguesa

Professores participantes da Olimpíada de Língua Portuguesa, acompanhados de seus Diretores Escolares, sendo certificados pelo Prefeito e pela Secretária Municipal de

Na manhã desta quarta-feira (10), a Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), fez a entrega de certificados dos professores ganhadores da Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP). A cerimônia ocorreu no Auditório da Seme e contou com a presença dos professores do município e do estado participantes da OLP, dos Diretores Escolares, do Conselho Municipal de Educação, da secretária municipal de educação, das coordenações da Seme e do Prefeito.

A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é um concurso de produção de textos para alunos e professores de escolas públicas brasileiras. Realizado pelo Ministério da Educação, em parceira com a Fundação Itaú Social e o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC), o concurso procura contribuir para a melhoria da qualidade de ensino e para o aperfeiçoamento da escrita dos alunos na produção de textos.

A iniciativa busca contribuir para a melhoria do ensino e aprendizagem da leitura e escrita nas escolas públicas por meio de ações de mobilização para a formação continuada. A partir da metodologia do programa Escrevendo o Futuro, são realizadas oficinas de produção de texto com os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental a 3ª série do Ensino Médio. O tema do concurso é “O lugar onde vivo”, um estímulo à reflexão sobre as realidades locais.

A proposta deste ano teve como objetivo acompanhar e reconhecer os relatos de prática, com os registros dos processos de ensino-aprendizagem vivenciados pelos professores e estudantes durante o trabalho de produção de um dos gêneros propostos: poema (5º ano), memórias literárias (6º e 7º), crônica (8º e 9º), documentário (1ª e 2ª séries do Ensino Médio) e artigo de opinião (3ª série do Ensino Médio). No relato de prática o(a) professor(a) reconstitui, por meio de documentação, registro e reflexão sobre a prática, o percurso de ensino e aprendizagem da turma, reforçando a valorização da interação de crianças e jovens com seu território, resgatando histórias, estreitando vínculos com a comunidade e aprofundando o conhecimento sobre a realidade, o que contribui para a participação social e o desenvolvimento de sua cidadania.

Desde a última edição, o programa homenageia autores da literatura brasileira. Neste ano, a homenageada foi a escritora e poetisa Geni Guimarães, cuja obra viabiliza o debate em torno da literatura negra, entre suas principais obras estão “Leite do peito”, “Balé das emoções” e “A cor da ternura”.

A fase de inscrição dos professores e adesão das secretarias de educação estaduais e municipais para a 7ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa ocorreu entre 22 de fevereiro a 20 de maio. Após as inscrições e as adesões, os professores iniciaram as oficinas nas escolas e os gêneros foram trabalhados conforme o ano ou série da turma. Os estudantes realizaram as produções e o professor elaborou um relato de prática e a linha do tempo do percurso dos trabalhos com os alunos, feita por meio de fotografia, vídeos, áudios e demais produções. Em seguida, formou-se a Comissão Julgadora Municipal, que selecionou e inscreveu os trabalhos para a etapa estadual.

“Tivemos um número de 12 escolas inscritas, 11 municipais e 01 estadual, 21 professores se inscreveram, e, devido aos desafios impostos pela pandemia, 09 se mantiveram no programa até a etapa final. Enaltecer o papel dos educadores neste momento é de fundamental relevância, pois esses que permaneceram, mostraram que é possível fazer a diferença, pois não mediram esforços para se reinventar, se empenhar no desenvolvimento dos trabalhos realizados. Buscaram e encontraram meios diversos para desenvolver suas oficinas, diante de um cenário inédito de isolamento social, com rápida transição para o ensino remoto” elogiou a coordenadora do Programa na Seme.

Durante a cerimônia de entrega dos certificados, a secretária de educação falou sobre a participação dos professores. “Parabéns a cada escola, a cada educadora e educador pela criatividade em manter vivo o aprender, o ensinar, o conhecer, buscando caminhos para despertar no estudante a aprendizagem e o prazer pela leitura e escrita. Quero agradecer imensamente também aos profissionais que aceitaram nosso convite para fazerem parte da Comissão Julgadora Municipal.”

O Prefeito, que também prestigiou a solenidade, parabenizou à Secretaria Municipal de Educação. “Mesmo diante de um cenário tão desafiador, a Seme fez a adesão ao Programa acreditando na potencialidade e no compromisso de seus professores, que vêm contribuindo para a formação de uma geração de estudantes leitores e de futuros escritores”.

Confira a relação de ganhadores e demais participantes da OLP 2021:

GANHADORES E RESPECTIVAS CATEGORIAS

* Euzilane Xavier Alves – Categoria Documentário e Artigo de Opinião