Prefeito de Nova Venécia se reúne com representantes do Sesi/Senai/IEL para viabilizar cursos profissionalizantes

Na tarde desta sexta feira (29), o Prefeito de Nova Venécia, se reuniu com representantes do Sistema Findes do Núcleo de Treinamento Sesi/Senai/IEL para restabelecer a parceria entre a prefeitura e a instituição, e fornecer cursos técnicos e profissionalizantes para a população do município.

Também participaram da reunião, o secretário de Indústria e Comércio, os empresários e demais servidores municipais.

Os empresários que formam a diretoria da instituição, juntamente com o chefe do executivo de Nova Venécia, estão engajados em viabilizar a reativação da unidade. Um cronograma de cursos e atividades já está sendo preparado para apresentar à prefeitura e empresários locais. Serão observadas as demandas existentes que atendem a necessidades dos empresários para ofertar uma capacitação técnica às pessoas que buscam o aperfeiçoamento profissional.

O prefeito destacou a importância da parceria e a possibilidade de ofertar cursos já nesse ano de 2021. “É fundamental que possamos buscar parcerias e didáticas para realizar a reativação do polo Sesi/Senai/IEL e a reabertura dos cursos técnicos e profissionalizantes já este ano. É um momento difícil de pandemia, o desemprego vem aumento, devemos promover a capacitação de pessoas para estarem aptas para o mercado de trabalho, desenvolvendo a economia municipal”, disse.

Unidade Sesi/Senai/ IEL

A unidade fica localizada na Rua Sete de Setembro 0, Bairro Rúbia, e foi inaugurada em novembro de 2014, em prédio cedido pela prefeitura em 2013. A Federação investiu R$ 218.133,80 em reforma da estrutura física e na criação de ambientes apropriados para atuação do Sesi-ES, Senai-ES e IEL-ES como salas de aula multiuso e setor administrativo.

O Núcleo da Findes em Nova Venécia e região abrange, ainda, outros cinco municípios: Água Doce do Norte, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Ecoporanga e Vila Pavão.

Perfil econômico da região

Água Doce do Norte, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Ecoporanga, Nova Venécia e Vila Pavão, municípios que fazem parte do Núcleo da Findes em Nova Venécia e região acolhem 700 indústrias que, juntas, geram 7.282 empregos.

Destacam-se as empresas de extração e produção de granito/rochas ornamentais, inclusive com empreendimentos que fabricam o produto com maior valor agregado (chapas); a indústria da construção civil; e, na indústria de transformação, os segmentos de fabricação de produtos de minerais não metálicos, as indústrias alimentícias e a confecção de artigos do vestuário.