Pessoas com comorbidades começam a ser imunizadas contra a Covid-19 em Nova Venécia

A Prefeitura de Nova Venécia por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Setor de Imunização iniciou a vacinação contra a Covid-19 nesta quinta-feira (6) para pessoas com comorbidades conforme resolução CIB/SUS-ES 48/2021 (site Prefeitura de Nova Venécia). A vacinação acontece no Ginásio Poliesportivo Getúlio Martins Olímpico do Cricaré, das 08h às 11h e 13h às 16h nesta sexta e no sábado (08) das 08 às 12h.

Os grupos a serem vacinados:

Pessoas dentre 18 e 59 anos de idade que apresentem as seguintes comorbidades:

• Pessoas com Síndrome de Down ou deficiência intelectual/mental (autismo, paralisia cerebral ou outras síndromes que desencadeiam a deficiência intelectual/mental).
• Pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise).
• Gestantes e puérperas sem comorbidades
• Pessoas com fibrose cística.
• Pessoas com obesidade mórbida (índice de massa corpórea maior ou igual a 40).
• Pessoas com Deficiência Permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Pessoas entre 50 e 59 anos de idade que apresentem as seguintes comorbidades:

• Diabetes mellitus
• Pneumopatias crónicas graves
• Hipertensão Arterial Resistente(HAR)
• Hipertensão arterial estágio 3
• Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade
• Insuficiência cardíaca
• Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar
• Cardiopatia hipertensiva
• Síndromes coronarianas
• Valvopatias
• Miocardiopatias e Pericardiopatias
• Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas
• Arritmias cardíacas
• Cardiopatias congénita no adulto
• Próteses valvares e Dispositivos Cardíacos implantados
• Doença cerebrovascular
• Doença renal crônica
• Imunossuprimidos
• Anemia falciforme
• Talassemia
• Cirrose hepática

As pessoas que se enquadram neste grupo precisam apresentar, no ato da vacinação, um dos seguintes documentos atestando a comorbidade: laudo médico, prescrição médica ou declaração do enfermeiro do serviço de saúde onde o usuário faz tratamento. Estes documentos precisam ser datados nos últimos três anos, além de documento oficial com foto, cartão do SUS e cartão de vacinação.

Leia a resolução CIB/SUS-ES 48/2021 – Clique no link: