Personagens da literatura levam diversão a estudantes da rede municipal no Dia Nacional do Livro Infantil

O Dia Nacional do Livro Infantil, 18 de abril, foi comemorado, nas escolas da rede municipal de ensino de Nova Venécia, com muita diversão.  A criatividade  não faltou aos professores na hora de trabalhar o tema. Personagens de uma das obras de Monteiro Lobato ganharam vida. O famoso bolinho de chuva fez parte do piquenique das crianças.

A literatura infantil tem por tarefa transformar os sonhos em realidade, é um excelente recurso para o processo de ensino-aprendizagem, para o crescimento da criança, de sua alegria e sua magia. Na fase inicial da aprendizagem, a literatura tem função formadora e socializadora.

Na unidade de ensino do campo, EMEIEF Córrego do Augusto Virgínio Chiarelli, os alunos do turno matutino receberam a visita de Emília e da Tia Anastácia. Com toalha xadrez e muito bolinho de chuva, a história do Sítio do Picapau Amarelo foi contada. No turno vespertino, uma aluna transformou-se na menina do narizinho arrebitado para contar a história da Pílula Falante, ao final, saquinhos surpresas foram entregues para a criançada.

O momento foi preparado na área externa da escola. “O trabalho com literatura infantil permite que o aprendizado aconteça de forma lúdica. Facilita o ler e escrever”, disse uma das professoras da escola.

Na escola EMEF Patrimônio de Luzilândia, também no campo, um painel com pinturas e fotos foi montado pelos alunos para contar trechos das obras de Lobato.

As personagens famosas da literatura infantil também passaram pela EMEIEF Regina Alves Dutra. Lá, os alunos, além do conhecimento, se divertiram posando para fotos com Emília e Tia Anastácia.

“É de extrema importância trabalharmos esse dia com nossos alunos. O lúdico facilita no processo ensino aprendizagem”, complementou a coordenadora da educação infantil do município.

As unidades de ensino infantil da cidade, a convite da Secretaria Municipal de Educação, receberam a visita de uma autora veneciana. Com a obra A Menina que não esperava o dia, de Wellington J. C. Torres Jr, inspirada em sua vida real, Irene Neta de Oliveira Pianassola levou muita emoção aos alunos e profissionais da rede. “Levamos conhecimento às nossas crianças e professores de forma lúdica e leve, mostramos que não importa o que a vida faz com você, o importante é o que você vai fazer com isso”, salienta a escritora.

Irene tem uma  doença degenerativa chamada ataxia e, desde o diagnóstico, ela, que também atuou por muitos anos como professora de matemática, não parou de buscar transformação em sua vida. Com 5 obras publicadas, tornou-se palestrante. No início do mês de abril, a autora foi convidada a contar sua história na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales).

Com toalha xadrez e muito bolinho de chuva, a história do Sítio do Picapau Amarelo foi contada na EMEIEF Córrego do Augusto Virgínio Chiarelli para os alunos do matutino
Alunos do vespertino da EMEIEF Córrego do Augusto Virgínio Chiarelli
Saquinhos surpresas para finalizar a história da Pílula Falante de Monteiro Lobato
Na EMEF Patrimônio de Luzilândia, também no campo, um painel com pinturas e fotos montado pelos alunos