Pedagoga da rede municipal de ensino é selecionada para curso em Portugal

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), comemora a seleção da pedagoga Luciane Fazolo, que atua na EMEFTI Professora Arlene Geraldo, no edital lançado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), para um curso de aperfeiçoamento “Alfabetização baseada na Ciência” (ABC), no âmbito do Programa Tempo de Aprender, promovido pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) e pelo Instituto Politécnico do Porto (IPP), em Portugal.

Das 100 vagas previstas no edital,  apenas 2 eram destinadas para cada Unidade da Federação (UF) e a supervisora concorreu, junto a outros profissionais da área de alfabetização, em nível nacional.

A seleção se deu em 2 etapas, sendo a análise de técnica a primeira para comprovação de vários requisitos exigidos e, a segunda, análise de mérito, que consistia na pontuação referente à formação continuada na área de alfabetização e aos projetos: Plano de Intervenção Pedagógica e Plano de Formação Continuada, avaliados pela Comissão de consultores instituída pela Capes e pela  Secretaria de Alfabetização (Sealf) do Ministério da Educação (MEC), no valor de 200 pontos.

A representante do estado e município alcançou, no processo avaliativo do projeto,  a 1ª classificação pela Unidade da Federação, com 186 pontos. A paixão pelo processo de alfabetização e a busca por novas práticas alfabetizadoras foram as principais motivações que  levaram a participante a se inscrever.  “Estou muito feliz com a conquista, pois com esse curso tenho a pretensão de  aprofundar o meu conhecimento em novas técnicas de alfabetização e assim, contribuir com a formação de outros profissionais da área de alfabetização”, disse a pedagoga.
Segundo ela, foram muitas horas de dedicação e estudos para concluir a proposta exigida. “Hoje celebro esse momento e  compartilho com meus colegas de profissão, em especial ao técnico pedagógico da Seme de Nova Venécia, que me apresentou o edital, me incentivou para que a vitória viesse”, finalizou.

Representando os professores alfabetizadores de Nova Venécia e do Espírito Santo, em outubro deste ano, a profissional da educação embarca rumo à Portugal, onde permanecerá estudando por 6 semanas, com uma carga horária de 240 horas. Todas as despesas  serão custeadas pela Capes.

O prefeito e a secretária municipal de educação comemoraram a conquista da servidora e ressaltaram a importância da busca de conhecimento, salientando que todos saem ganhando nessa trajetória: profissionais e alunos.  “Estamos muito felizes com o resultado alcançado por mais uma profissional da nossa rede, demonstrando que estamos no caminho certo ao incentivar e intensificar a formação continuada para todos os profissionais da educação veneciana.

O resultado obtido pela nossa supervisora escolar é parte dos resultados da adesão ao Programa Tempo de Aprender, dentre as quais fomentamos em nossas escolas ações no sentido de aprimorar a formação pedagógica e gerencial de docentes e gestores”, pontuou a gestora da pasta da educação. “Parabenizo a supervisora escolar pelo 1º lugar no Estado no edital da Capes que selecionou professores para participar do Programa de Desenvolvimento Profissional de Professores Alfabetizadores em Portugal. Essa é uma conquista significativa e que muito nos alegra, pois temos feito muitos investimentos na formação continuada dos profissionais da nossa educação, e claro, o esforço e dedicação pessoal de cada um tem possibilitado conquistas significativas como essa”, finalizou o prefeito.

A equipe pedagógica da Seme e a diretora da EMEFTI Professora Arlene Geraldo comemorando a conquista da supervisora escolar.