Parceria entre Prefeitura de Nova Venécia e Instituto Federal garante Pré-Ifes para alunos da rede municipal

Prefeito de Nova Venécia durante a abertura da aula inaugural no auditório do Ifes

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), em parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), deu início às aulas, na última quarta-feira (14), para alunos do ensino fundamental da rede de ensino municipal, se prepararem para o processo seletivo para cursarem o  ensino médio integrado ao técnico na unidade federal.

O projeto Pré- Ifes faz parte de ações de extensão do Instituto, e visa atender a jovens de áreas com vulnerabilidade social, concluintes do ensino fundamental em 2022 a ter uma formação profissionalizante, como técnico em edificações ou mineração. Foram ofertadas 60 vagas, mas devido ao número de interessados ter sido superior, foram disponibilizadas  75 oportunidades. Sendo 59 para alunos da EMEFTI Professora Arlene Geraldo, 14 da EMEF Stanislaw Zucoloto e 4 da EMEF São Cristóvão, todos do 9º ano do ensino fundamental, anos iniciais.

Para a formação da turma, os pais ou responsáveis assinaram um termo de interesse para garantir a vaga do aluno. As aulas estão acontecendo no Ifes e terão uma duração média de 3 meses, pois a seleção tem data prevista para início de novembro, deste ano.

A iniciativa conta também , com a parceria do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (SINASEFE), seção Vitória,  no sentido de fornecer auxílio financeiro aos alunos dos Cursos Superiores e últimos anos dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do Ifes que atuarão como professores do Pré-Ifes e como equipe executora, pois além de aulas de conteúdos  de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia, exigidos na prova de seleção para ingresso no Ifes, darão orientação de como efetuar o pedido de isenção de inscrição para o processo seletivo e auxiliarão no ato da inscrição com a organização da documentação e preenchimento da ficha de inscrição online.

A  Prefeitura Municipal, através da Seme, está ofertando o transporte escolar, iniciativa inédita institucionalizada. “Mais uma conquista para a nossa educação. Promover a inclusão desses jovens para uma formação profissionalizante é um mérito e que essa oportunidade seja aproveitada ao máximo por esses alunos. Agradecemos a parceria permanente do Ifes, o apoio irrestrito do Prefeito”, disse a secretária Municipal de Educação.

Para a diretora da unidade de ensino EMEFTI Professora Arlene Geraldo essa é mais uma demonstração de zelo com o futuro da educação do município, bem como dos alunos. “Alegria é o sentimento que temos ao ver a empolgação desses estudantes”, comemorou.

A aluna da EMEF São Cristóvão não conteve a emoção ao falar da oportunidade de estudar no Ifes. “Vou me dedicar, estudar muito, para que no ano que vem eu possa garantir a minha vaga aqui”, disse.
Esse esforço e parceria representam o compromisso da gestão municipal em apoiar a realização dos sonhos de nossos alunos e de suas famílias para entrar no mundo do trabalho em um curso técnico.

Secretária Municipal de Educação de Nova Venécia, ladeada pelo Prefeito, pelo diretor geral do Ifes, equipe pedagógica da Seme e diretores escolares.
Alunos do projeto de extensão, Pré-Ifes da rede municipal de Nova Venécia
Diretor Geral do Ifes, Campus Nova Venécia, durante a aula inaugural