Parceria entre município e Polícia Civil leva programa Papo de Responsa para escolas

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), inicia nos dias 03 e 04, o programa Papo de Responsa, que é desenvolvido pela Academia de Polícia Civil do Espírito Santo (Acadepol-ES), com o objetivo de orientar crianças, adolescentes e jovens sobre questões ligadas à vulnerabilidade juvenil, como futuro, escolhas, convivência familiar, drogas e violência. Para isso, policiais civis visitam escolas e centros comunitários, realizando palestras em forma de bate-papo.

Na  quarta-feira, 03, durante o dia, os policiais têm uma agenda com os estudantes de 8º anos das unidades de ensino EMEF Dr. Adalto Santos, EMEF Veneciano, EMEFTI Profª Arlene Geraldo, EMEF Stanislaw Zucoloto e EMEF São Cristóvão, e do ensino médio da EEEM Dom Daniel Comboni. À noite, às 19 horas, o encontro da Polícia Civil é com as famílias na EMEF Tito Santos Neves, prédio compartilhado com escola estadual Maria Dalva Gama Barnabé, para um Papo de Responsa, em que assunto “Práticas de boas condutas no ambiente escolar, resgatando os valores e consolidando a paz”, será tratado num bate-papo descontraído com os responsáveis pelos alunos tanto da rede municipal quanto estadual.

Na manhã do dia 04, para finalizar esta etapa do programa, são atendidos todos os alunos das turmas de 9º ano das mesmas unidades de ensino do dia anterior. Os encontros de estudantes acontecem no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) campus Nova Venécia, com Transporte Escolar organizado pela Seme para o translado dos estudantes. Está prevista a participação de 1191 estudantes nos dois dias.

A adesão do município ao  programa Papo de Responsa faz parte do Movimento pela Paz, uma ação criada pela Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), com o objetivo de mobilizar e conscientizar a comunidade para a promoção da cultura de paz nas escolas.