Palestras sobre o Dr Adalton Santos encerram seu ciclo hoje na Casa de Pedra.

A Prefeitura Municipal de Nova Venécia por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo realizou em parceria com o Professor/Historiador Rogério Frigério Piva e Secretaria Municipal de Educação uma sequência de palestras com o tema “Dr. Adalton Santos: de Juiz de Direito a Patrono de Escola”.

A primeira palestra aconteceu dia 10 de novembro, às 13:30hs no anexo Casa de Pedra com a presença de professores e alunos da EMEF Dr. Adalton Santos, deu sequência no dia 17 com a presença da EMEF Bairro Altoé e encerrou no dia de hoje 24 com a presença da EMEF São Cristóvão.

O ciclo de palestras faz parte do “Novembro Negro”, com ações promovidas pela Secretaria de Cultura e Turismo, Instituto Federal do Espirito Santo por meio do NEABI e Grupo Afrozumba, com diversas ações por todo mês de novembro.

As palestras abordaram traços da biografia do Dr. Adalton Santos (1919-1971) um dos primeiros juízes negros a atuar no Espírito Santo, uma figura tão carismática que se tornou nome de logradouros e de escola nos municípios de Castelo, Nova Venécia e Vila Velha, em que nasceu, onde atuou e onde vivia quando morreu e foi sepultado (segundo o Professor e Historiador Rogério Frigério Piva).

“Ressalta o Professor que o objetivo das palestras é levantar o véu do esquecimento sobre a vida deste professor e juiz que, superando as adversidades da vida e o preconceito racial, cultivou amigos e admiradores por onde passou, deixando um exemplo de vida que pode inspirar a outros e, sobretudo, fazer com que os alunos e a comunidade em geral conheçam quem foi o Dr. Adalton Santos.”