O Festival do Aipim é um sucesso, disse a Economista Doméstica do Incaper

O 5º Festival do Aipim, realizado pela Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e do Núcleo de Ideias, numa parceria com o Incaper, vem sendo muito elogiado pelos participantes, instrutores e palestrantes, que têm participado com orientações sobre oficinas, palestras e aulas gastronômicas, que compõe a programação do evento.

Mais ações foram ofertadas às pessoas inscritas com antecedência, pois em virtude da pandemia as inscrições estão sendo limitadas. “O governo municipal realiza um evento que está repercutindo com destaque em outros municípios, principalmente na mídia voltada ao meio rural”, informa um dos Coordenadores.

Na última quarta-feira (27), alunas e professoras da EMEF São Cristóvão participaram de duas oficinas para produção de biscuit em colheres de pau e porta chaves, com o ícone Aipim, sob orientação do Instrutor. Durante o evento, foi contado a lenda da mandioca e fornecido lanche e sorteio de brindes.

Alunas e professoras da EMEF São Cristóvão participaram de oficinas de biscuit

À noite, a Economista Doméstica do Incaper, ministrou palestra sobre Boas Práticas de Manipulação de Alimentos para um grupo de 25 pessoas, na cozinha industrial do Núcleo de Ideias. “O objetivo central de nossa palestra foi despertar aos manipuladores de alimentos a importância de boas práticas para, cada vez mais, ofertarmos alimentos de qualidade ao consumidor final. Quero aproveitar para destacar que o 5º Festival do Aipim está um verdadeiro sucesso. Este ano o evento está diferente, com a participação de vários setores de Nova Venécia e, também, de outros municípios vizinhos, desde a agricultura, manipuladores de alimentos, crianças, professores, mulheres, entre outros, de diversas classes sociais. Este Festival está tendo uma abrangência muito maior na importância da economia local, que é a agricultura familiar”, enfatizou a Economista.

Um grupo de 25 pessoas participou de palestra sobre Boas Práticas de Manipulação de Alimentos
A economista doméstica do Incaper, ministrou palestra e destacou o sucesso do Festival do Aipim

Já a servidora pública, que trabalha na Escola Tito dos Santos Neves, destacou a importância de estar sempre aprendendo, para ofertar alimento de qualidade aos alunos. “Ontem fiz um pão de aipim, que ficou uma delícia, com os ensinamentos do curso que participei, seguindo a receita da instrutora. Estou aproveitando o Festival do Aipim para aprender alguns pratos novos e, também, de alguns trabalhos de artesanatos. Estou adorando”, disse a participante.

A servidora tem participado de palestras e oficinas

Para o Prefeito, é com muita alegria que recebe as opiniões positivas sobre o 5º Festival do Aipim. “Estamos comemorando o sucesso dessa edição, e no próximo ano ampliaremos ainda mais a programação para incentivar aos produtores rurais da agricultura familiar, que hoje já comercializam o aipim através do PAA e PNAE”, promete o chefe do executivo local.

CONTINUAÇÃO DA PROGRAMAÇÃO:
Dia 28/07 – Quinta-feira
07h30 às 10h30 – Oficina de Artesanato
07h30 às 10h30 – Visita Técnica
13h30 às 16h – Oficina de Artesanato
18h30 às 20h – Aula Show Gastronômica – Sorvete de Aipim

Dia 29/07 – Sexta-feira
07h30 às 10h30 – Oficina de Artesanato
19 horas – Concurso de Melhor Prato Doce/Salgado Gastronômicos de Aipim, com premiação para os três primeiros colocados. Tenda com exposição e comercialização de produtos feitos com Aipim. ARRAIÁ DI VENEZIA – PRAÇA “IVO LOBO”

Dia 30/07 – Sábado
8h às 12h – Aula Show Gastronômica
19h – Exposição e comercialização de produtos fabricados com aipim, na Praça “Ivo Lobo” – durante o Arraiá Di Venézia