O 5º Festival do Aipim de Nova Venécia foi um grande sucesso

O 5º Festival do Aipim, realizado pela Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e do Núcleo de Ideias, foi considerado pelos grupos participantes um verdadeiro sucesso, com a promoção de palestras, aulas shows de alimentos, oficinas de artesanatos, visitas técnicas, inclusive de outros municípios, e concurso gastronômico.

A programação final do evento contou com o concurso de melhor prato doce/salgado gastronômico de Aipim, realizado na Praça “Ivo Lobo”, na sexta-feira (29), durante a Festa de Encerramento de São João, tendo como vencedores Sandra Cristina Contarato Guedes (1º lugar) – com o prato cuscuz doce com brigadeiro, Vânia Aparecida Galvão (2º lugar) – coxinha de aipim com bobó de camarão e Maria Elizabete de Jesus Machado (3º lugar) – com o croquete de aipim.

Já no sábado (30), na cozinha industrial do Núcleo de Ideias, foi realizada aula show para produção de bolo de aipim com cobertura de chocolate.

De acordo com os coordenadores do Festival, a programação foi tão aceita pelas comunidades da sede e interior, que algumas ações se estenderão por mais alguns dias. “Nesta semana, por exemplo, vamos realizar visitas técnicas em propriedades rurais que produzem o aipim para grupos de outros municípios, além de oficinas de artesanatos, já tendo uma agendada na Escola Família Agrícola da Chapadinha, inferior de Nova Venécia”, informam.

Para o Prefeito, o evento teve a aprovação dos participantes e será ampliado para o próximo ano com mais investimentos e outras programações. “Este Festival teve uma abrangência maior na economia local, principalmente na agricultura familiar. Para os próximos anos vamos ampliar a programação, para tornar o Festival do Aipim numa grande referência do nosso Calendário de Eventos”, enfatizou.