Núcleo de Ideias promove intercâmbio de capacitação com município da Bahia

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio do Núcleo de Ideais na última quinta-feira (17), realizou intercâmbio no distrito de Helvécia, na cidade de Nova Viçosa-BA, tendo como objetivo capacitação na área de sustentabilidade, criatividade artística e visual e orientações de marketing, publicidade das ações, além de outros eixos que permeiam a valorização e expansão de negócios criativos culturais sustentáveis e valorização da cultura num todo.

A equipe do Núcleo de Ideias conheceu diversos pontos turísticos de Helvécia, além de contatar com empreendedores e a escola local, em busca de coletar dados acerca de suas diversas culturas no que diz respeito a gastronomia, artesanato, danças típicas, entre outros.

Helvécia é uma vila e um distrito do Município de Nova Viçosa, no Sul da Bahia, na margem direita do Rio Peruípe e com 3,7 mil habitantes.

De forma geral, a atual população de Helvécia é composta de mestiços de índios, negros e brancos, com predominância de afrodescendentes. Desde o início dos anos 2000, o Dr. Valdir Nunes dos Santos tem estudado contribuições culturais dos habitantes de Helvécia, incluindo o que chamou de “Dança do Bate-Barriga” uma manifestação cultural que tem raízes na Umbigada do Recôncavo Baiano.

O Quilombo Helvécia, em Nova Viçosa-BA, foi certificado como remanescente de quilombola pela Fundação Cultural Palmares. E partindo dessa primíssa, o Núcleo de Ideias, através de intercâmbio com a associação ART BAHIA, viu uma grande oportunidade de aliar as aculturações de Nova Venécia às de Helvécia.

Os representantes do Núcleo de Ideias conheceram os projetos “Farinheiras de Helvécia”, “Dança do Bate Barriga”, “Estação Ferroviária”, e outras quatro empreendedoras da área de artesanato, gastronomia, projeto social com crianças e adolescentes, na área de sustentabilidade e valorização do meio ambiente.

O intercâmbio é mais uma de várias ações do Núcleo de Ideias dentro do Projeto “NA VEIA”.

Ascom | PMNV