Novembro terá ações voltadas a Consciência Negra

A Prefeitura de Nova Venécia por meio da Secretaria de Cultura e Turismo do município em parceria com Instituto Federal do Espirito Santo – IFES através do núcleo de estudos afro brasileiro e indígena – NEABI e o Grupo Afrozumba promovem o “Novembro Negro” em Nova Venécia.

O “Novembro Negro” é um mês de ações voltadas a conscientização e celebração ao 20 de novembro. O dia 20 de novembro se torna um dia para homenagear o líder na época dos quilombos “Zumbi dos Palmares”.

Fortalecendo mitos e referências históricas da cultura e trajetórias negra no Brasil e também trazer referências para lideranças atuais. Surge como uma iniciativa de gerar reflexão para as questões raciais no Brasil.

Em Nova Venécia a pouco mais de 16 anos o Grupo Afrozumba desenvolve ações afirmativas e faz prevalecer o processo de construção e evolução do projeto com oficinas de percussão e resgate da cultura afro no município, dentre sua gama de ações o grupo desenvolve desde o ano de 2011 a Caminhada da Consciência Negra onde é característico do grupo desfilar apresentando a cultura, com músicas e cores, e posteriormente foi criado o “Festival Afrozumba” onde além de concursos, workshops, também eram realizadas palestras e abordagens de reflexão a temática.

No ano de 2020 todas as atividades referentes ao mês não puderam ser realizadas em sua totalidade, desde então, o grupo tem contado com parceiros para que o mês não deixasse de ser lembrado e celebrado.

Neste ano de 2021 juntamente com a Secretaria de Cultura e Turismo e Instituto Federal do Espírito Santo – IFES por meio do núcleo de estudos afro brasileiro e indígena – NEABI, serão realizadas ações durante todo o mês que trarão diversos momentos de maior reflexão, sendo abordados por grandes profissionais em diversas vertentes nas mais variadas proporções de público alvo.

Segue abaixo toda a programação:

03/11/2021 – 10H – ABERTURA DA EXPOSIÇÃO ARTISTICA LITERÁRIA AFRO BRASILEIRA.
03/11/2021 – 19H – PALESTRA: “AS MARCAS PRETAS NA LITERATURA ATUAL”
09/11/2021 – 17H – USO DA TRIBUNA DA CAMARA MUNICIPAL DE VEREADORES.
16/11/2021 A 19/11/2021 – 08H – EXPOSIÇÃO DE QUADROS NO SAGUÃO DA PREFEITURA
16/11/2021 – 19H – PALESTRA: 15 ANOS DA LEI MARIA DA PENHA E SEUS REFLEXOS NA CONDIÇÃO DA MULHER NEGRA
17/11/2021 – 19H – PALESTRA: PRECONCEITO RACIAL NA LITERATURA INFANTIL
19/11/2021 – 10H – ATO NO SAGUÃO DA PREFEITURA