Nova Venécia terá aulas de educação financeira através do Banco Central, Sicoob-ES e ES em Ação

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação, fez adesão ao Programa Aprender Valor do Banco Central, que está sendo integrado nacionalmente à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). No Espírito Santo, essa iniciativa é apoiada pelo Sicoob-ES e pela ONG Espírito Santo em Ação (ES em Ação). Nesta segunda, 19, o prefeito recebeu em seu gabinete o gerente de agência do Sicoob de Nova Venécia, para detalhamento da parceria.

A equipe pedagógica da Secretaria de Educação de Nova Venécia e de outros municípios participaram, no dia 22 de junho, de uma reunião virtual, viabilizada pelo Sicoob Es e ES em Ação, com representantes do Banco Central, que apresentaram o programa, cujo objetivo é estimular o desenvolvimento de habilidades de educação financeira e consumo consciente dos estudantes das escolas públicas brasileiras.

O Presidente do Sicoob ES, na ocasião, durante a reunião, ressaltou que a “Educação Financeira é essencial para a formação de adultos mais responsáveis, focados e conscientes quanto as suas contas e objetivos de vida. E por meio dessa metodologia de ensino, completa e unificada, será possível relacionar às situações do dia a dia, trazendo para a realidade dos participantes os conceitos ensinados em sala de aula.”

O programa vem sendo realizado desde o início de 2020, em caráter experimental, em escolas de cinco estados (Ceará, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará e Paraná) e do Distrito Federal. Agora, o programa também poderá ser adotado por escolas capixabas.

A educação financeira se efetiva por meio de projetos escolares que integram diferentes componentes curriculares, incluindo as disciplinas de matemática, língua portuguesa, história e geografia. O público-alvo do Programa são os estudantes das escolas públicas do ensino fundamental, além dos gestores e professores que terão acesso à formação especialmente desenvolvida para este público. Todas as escolas que aderirem terão acesso às formações on-line (para gestores e professores), aos projetos escolares (para aplicação aos alunos) e à plataforma de monitoramento. O programa engloba atividades para todo o ensino fundamental (do 1º ao 9º ano).

A Secretaria Municipal de Educação, através da coordenadora municipal, a partir da adesão, pretende incentivar e assessorar as escolas na implantação e no desenvolvimento do programa na Rede Municipal de Ensino.

Durante a conversa com o prefeito, o gerente da agência do Sicoob de Nova Venécia, parabenizou o município pelo interesse imediato em participar do Programa, o prefeito ratificou dizendo que “Educar o cidadão sobre como lidar com suas finanças é primordial neste momento de tantas mudanças econômicas provocadas pela pandemia, é uma forma de contribuir para a retomada do desenvolvimento do país.”