Nova Venécia se torna Polo Cultural da região

O Município de Nova Venécia recebeu na última sexta-feira, dia 27/09, o 3º Gabinete Itinerante da SECULT. A ação é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura, a fim de fomentar as iniciativas culturais do Estado.

Na ocasião estiveram presentes no município o Gerente de Espaços e Articulações Culturais da SECULT, Vinicius Fábio e o Secretário de Estado da Cultura, Fabricio Noronha. No encontro o Secretário esteve conversando com representantes ligados a Secretária de Cultura e Turismo de Nova Venécia e de outros municípios da região noroeste do estado que estiveram reunidos no Centro Cultural Casarão.

Para o Secretário de Cultura e Turismo de Nova Venécia, esse momento foi um grande feito para o município, uma vez que Nova Venécia se torna um polo de referência cultural para o Estado do Espírito Santo. O Secretário salientou ainda sobre a importância dos fazedores de cultura do município participarem das ações da Secretaria para estarem cientes quanto aos valores e formas de repasse ao município.

O Gabinete Itinerante discute e apresenta o método de repasse Fundo a Fundo, que é o repasse de verbas destinadas ao Fundo da Cultura Estadual diretamente para o Fundo de Cultura Municipal, sendo um caminho direto para os valores chegar ao ponto final que seria os investimentos na cultura municipal através dos fazedores de cultura do município.

Os municípios presentes no encontro terão até o dia 30 de Novembro para elaborar um plano de ação e apresenta-lo ao Estado, para que a partir de janeiro do próximo ano, caso a proposta apresentada seja contemplada, os valores começam a chegar e assim serem empregados através da administração municipal via Secretaria de Cultura e Turismo juntamente com o fazedores de cultura do município. Com essas medidas, o Governo do Estado consegue fazer com que recursos cheguem diretamente à população civil que está envolvida com as ações culturais do estado.