Nova Venécia recebe certificado de Excelência em seus procedimentos laboratoriais

Foto: Reprodução/Uol

A prefeitura de Nova Venécia através da secretaria de Saúde, informa que o município, recebeu através do seu Laboratório Municipal de Analises Clínicas o certificado de Excelência em seus procedimentos laboratoriais.

O certificado é concedido através do Programa Nacional de Controle de Qualidade, vinculado a Sociedade Brasileira de Análises Clínicas, a qual avalia a qualidade eficiência dos exames realizados nos laboratórios.

Todos os meses, o Laboratório Municipal recebe amostras biológicas onde os profissionais realizam testes e envia o resultado obtidos ao PNCQ (Programa Nacional de Controle de Qualidade), o qual avalia os resultados dos exames e direciona possíveis ajustes que precisam ser realizados. O que proporciona maior segurança é confiabilidade na hora de liberar um resultado de exame aos usuários do laboratório.

Além dos testes de qualidade para verificar a eficiência dos exames realizados, os bioquímicos que trabalha na unidade são avaliados através da educação continua, uma espécie de prova que é feita por meio de questionários onde eles testam seus conhecimentos e mostram que estão em constante atualizações sobre os assuntos que compete a profissão.

Durante os doze meses do ano, o laboratório recebe uma nota, que leva em consideração os resultados das amostras e a qualificação dos profissionais, com esses dados o Laboratório Municipal consegue verificar as calibrações dos aparelhos e qualidade do serviço prestado.

Ao final dos dose meses, o Laboratório recebe uma avaliação na escala de Excelente, Regular e Bom. Desde 2018, quando foi implantado o Programa de qualidade no Laboratório Municipal, o mesmo vem recebendo a avaliação de Excelente.

Isso deixa claro que o município vem prestando um serviço de qualidade, com confiabilidade e respeito pela população, podendo ter segurança nos resultados dos exames prestados pelo Laboratório.

Ascom | PMNV