Nova Venécia participa de capacitação do FNDE com a presença do Ministro da Educação

Ministro da Educação presente no plenário da Câmara de Vereadores de Barra de São Francisco com prefeitos, secretários municipais e técnicos das secretarias para acompanhar o atendimento do FNDE

Nesta sexta-feira, 19, a Prefeitura de Nova Venécia, representada pelo secretário municipal de planejamento, pela técnica/operadora do Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle (Simec), da tutora municipal do Programa Nacional Formação pela Escola (FPE)  e responsável pelo Setor de Prestação de Contas da Secretaria Municipal de Educação (Seme), participou da capacitação promovida pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)  com a presença do Ministro de Estado da Educação, Milton Ribeiro e com o Presidente do FNDE, Marcelo Ponte, na Câmara Municipal de Barra de São Francisco.

O Governo Federal, visando dar mais comodidade aos capixabas e prestar um atendimento personalizado, realizou esta capacitação, exclusivamente, para atender as demandas dos municípios. O evento contou com assessoria da equipe especializada do FNDE  para sanar alguma pendência sobre obras, aquisição de ônibus e qualquer outra demanda em trâmite no Órgão, a equipe de capacitação dispunha de todos instrumentos para prestar esclarecimentos.

O foco neste atendimento itinerante é, prioritariamente, solucionar questões relativas a obras e ao Plano de Ações Articuladas (PAR) que se trata de uma estratégia para o planejamento plurianual das políticas de educação, em que os entes subnacionais elaboram plano de trabalho a fim de desenvolver ações que contribuam para a ampliação da oferta, permanência e melhoria das condições escolares e, consequentemente, para o aprimoramento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de suas redes públicas de ensino. 

Questões mais específicas como prestação de contas, Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) , Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) , Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE), também foram objetos de conversas nesta capacitação; as questões de maiores complexidades são recebidas pela equipe e encaminhadas para análise mais detalhada no setor competente.

“Acredito que esta ação trará resultados positivos para todos nós capixabas, especialmente, para os nossos estudantes, professores e demais envolvidos no universo escolar.” disse o parlamentar articulador da capacitação e vice-líder do Governo na Câmara dos Deputados.

O prefeito ressaltou a importância da aproximação do Governo Federal junto aos municípios para fortalecer o regime de colaboração. “Esse atendimento vai trazer mais eficiência ao nosso trabalho. Todas as orientações de hoje do FNDE são sobre ações financiáveis com captação de recursos que vão colaborar muito com as demandas a serem incluídas no Plano de Ações Articuladas (PAR – 2021 a 2024), visto que o diagnóstico já foi concluído pela Secretaria Municipal de Educação e inserido no Simec” esclareceu.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Nova Venécia


O deputado federal, vice-líder na Câmara, a tutora municipal do Formação pela Escola, o responsável pelo Setor de Prestação de Contas da Seme, o Ministro de Estado da Educação, Milton Ribeiro, o Secretário Municipal de Planejamento, a técnica/operadora do Simec e o motorista da Seme durante capacitação do FNDE em Barra de São Francisco

Equipe do FNDE fazendo o atendimento exclusivo às demandas do município de Nova Venécia