Nova Venécia participa de capacitação das Escolas Cívico-Militares em Brasília

Ministro da Educação no momento de homenagem à secretária municipal de educação pelo comprometimento do município de Nova Venécia na implantação do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim)

Na terça-feira (07), a Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), participou do evento de Replanejamento do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim) e XVI Capacitação das Escolas Cívico-Militares (Ecim) realizados em Brasília promovido pelo Ministério da Educação (Mec). O município foi representado pela secretária municipal de educação e uma técnica pedagógica da rede que, juntas, participaram da capacitação para diretores da Ecim.

Durante a abertura, se pronunciaram o diretor de Políticas para Escolas Cívico-Militares (Decim), o representante do Ministério da Defesa, o secretário Adjunto de Educação e demais técnicos responsáveis. No formato de mesa redonda, foram tratados os temas “Importância da Educação em valores na construção do Projeto de Vida de nossos alunos” e “A Certificação como Princípio Norteador da Política Educacional do Pecim”, ainda pela manhã, houve “A apresentação dos primeiros resultados e o replanejamento do Pecim” e o momento cultural com a Orquestra Sanfônica Amor Perfeito da Escola Estadual Vila União Cívico-Militar de Palmas, Tocantins.

Os trabalhos da tarde contaram com a presença e pronunciamento do Ministro de Educação, que parabenizou todas as Ecim e autoridades presentes e homenageou os Secretários de Educação pelo regime de colaboração na implantação do Pecim. 

Na ocasião, ocorreu a cerimônia de “Entrega de certificação das Ecim” que estão em funcionamento desde 2020. Para o mérito, o Pecim avalia os diferentes estágios de evolução das Ecim e suas especificidades, além de identificar seu avanço nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa. Essas Ecim obtiveram a nota exigida para a certificação Nível Básico e Intermediário.

A formação presencial com os Gestores das Ecim e o lançamento do e-book do Pecim, que conta a trajetória do programa até o momento, com a participação de especialistas e Diretores das Ecim, também fizeram parte da pauta do evento. As Ecim destaques em  seus objetivos estratégicos no biênio 2020/2021 foram homenageadas.

Ao final do evento, o último tema discutido foi “A importância da atuação dos Secretários de Educação no regime de colaboração na implantação do Pecim”, momento em que a secretária municipal de educação de Nova Venécia recebeu uma homenagem pelo apoio  e comprometimento com o Programa. Muito emocionada, a secretária destacou a relevância do município em ter vencido as primeiras etapas graças ao apoio do prefeito, a articulação de um parlamentar federal que representa o estado do Espírito Santo e ao trabalho de excelência dos técnicos da Seme, chegando ao reconhecimento da equipe do Programa no Mec. 

“Inicialmente preenchemos todos os quesitos para estabelecer o regime de colaboração, elaboramos o Plano e enviamos, tudo dentro dos prazos estabelecidos. Agora, as orientações aqui recebidas, as trocas de experiências e o livro com as melhores práticas no Programa vão nos ajudar a prosseguir. O nosso Planejamento, contendo nossas ações, já foi aprovado pela equipe do Ministério da Educação, que encaminhou ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para empenhar as ações que são financiáveis”, explicou a secretária.

secretária municipal de educação, o secretário adjunto de Educação Básica (SEB) do MEC, diretor de Políticas para Escolas Cívico-Militares(Decim) e a técnica pedagógica do município em formação para diretora da Ecim em Nova Venécia
Momento do lançamento do e-book do Programa
Secretária municipal de educação e a técnica pedagógica da rede acompanhadas pelo o coordenador-geral de Acordos e Cooperação Técnica do Decim
O secretário adjunto de Educação Básica do Mec com os membros da Orquestra Sanfônica Amor Perfeito da Escola Estadual Vila União Cívico-Militar de Palmas-Tocantins, ladeados pelo diretor de Políticas para Escolas Cívico-Militares, dos secretários de educação e diretores das Ecim presentes ao evento

Assessoria de comunicação da Prefeitura de Nova Venécia