Nova Venécia oferta primeira formação de professores para atuarem na EJA profissional

Secretária Municipal de Educação de Nova Venécia e a técnica pedagógica da Gerência de Educação de Jovens e Adultos (Geeja) da Sedu durante à formação dos professores

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), realizou a primeira formação para professores que irão atuar na Educação de Jovens e Adultos (EJA) com qualificação profissional na rede de ensino municipal.

A capacitação aconteceu no auditório da Seme e contou com a presença da secretária da pasta da educação, que fez a abertura falando da importância de uma qualificação profissional para os alunos em distorção idade-série matriculados no 9º ano do ensino fundamental nas escolas da sede do município. “Estamos implantando em Nova Venécia não só mais uma modalidade de ensino e sim uma oportunidade de qualificar nossos jovens para o mundo do trabalho”, disse a gestora.

Para a formação dos docentes foi convidada a  técnica pedagógica da Gerência de Educação de Jovens e Adultos (Geeja) da Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo (Sedu), que é doutora em educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). A palestrante discorreu sobre o tema “A EJA como política educacional de inclusão social”. Como didática formacional, dividiu-se os professores em grupos para um debate reflexivo acerca da temática e algumas obras literárias foram sugeridas para a condução dos trabalhos: Passageiros da noite: do trabalho para a EJA: itinerários pelo direito a uma vida justa, de  Miguel Gonzáles Arroyo, e Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa, de Paulo Freire.

Na formação ainda foram apresentadas as Categorias e perspectivas formativas, funções da EJA, segundo o Parecer CNE/CBE nº 11/2000, que se resume em 3 aspectos: Reparadora, Equalizadora e Qualificadora. Segundo a diretora do departamento pedagógico, os professores que irão atuar nessa modalidade, além dessa  formação, terão mais uma , que será no formato virtual, nesta terça-feira, 28.
De acordo com a Comissão de Implementação da Modalidade EJA, o curso ofertado, em parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) Campus Nova Venécia, é o de Formação Inicial Continuada (FIC) em Operador de Computador Integrado ao Ensino Fundamental Anos Finais, que tem por objetivo oportunizar a qualificação social e profissional para quem não teve acesso aos estudos na idade certa.

Foram disponibilizadas 80 vagas e o curso será ofertado de forma concomitante, ou seja, o aluno terá uma matrícula na rede municipal e uma no Ifes. As aulas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) serão dadas na EMEF Dr Adalton Santos e as aulas de qualificação profissional, no Instituto Federal no turno diurno. Essa modalidade é inédita na região, a ideia inovadora surgiu após uma série de levantamentos para identificar a quantidade de alunos em distorção, a localidade e o perfil do público para, assim, definir a área de conhecimento do curso, que iniciará com os alunos residentes na sede do município.  “Estamos felizes com mais essa conquista para a educação veneciana. Essa parceria com a Sedu, o Ifes só nos fortalece. Jovens segurem essa oportunidade com força e garra”, frisou o prefeito veneciano.

Secretária Municipal de Educação de Nova Venécia durante a abertura da formação dos professores