Nova Venécia lança Programa Busca Ativa Escolar

Diretores das escolas municipais sendo apresentados ao Comitê Gestor do Programa Busca Ativa Escolar

A Prefeitura de Nova Venécia lançou o Programa Busca Ativa Escolar, a fim de dirimir questões como a evasão, oferecendo capacitação a todos os membros do seu Comitê Gestor neste dia 27. A formação aconteceu no auditório da Secretaria de Educação e contou com a presença de autoridades locais como a do Prefeito, do Presidente da Câmera de Vereadores, de Vereadores membros do Comitê do Programa, dos Secretários Municipais de Educação, de Saúde e de Assistência Social e da Presidente do Conselho Municipal de Educação. Estiveram presentes os Diretores Escolares, membros que formam o Comitê Gestor, do qual também fazem parte os Agentes Comunitários.

Com função específica no Programa, o Prefeito se emocionou ao fazer a abertura da formação “Esse Programa me faz relembrar da época da nossa atuação como enfermeiro, de fazer Busca Ativa na saúde, agora estamos enfrentando, vencendo uma pandemia, um furacão e, como todo furacão, deixa muita bagunça por onde passa, deixa muita cicatriz onde fere, uma cicatriz na área da saúde, econômica, educacional em todo desenvolvimento do País, e acredito que só mesmo com um trabalho em conjunto para vencermos todos os desafios. Estou muito feliz por ter feito a adesão do município.” A Secretária de Educação completou dizendo que “O Programa será um grande aliado de todas as outras estratégias já planejadas para garantir o direito de aprendizagem do aluno.” Para o Presidente da Câmera de Vereadores “A educação é prioridade em nosso meio, mas a educação só acontece quando tem pessoas empenhadas em fazer acontecer, como é caso da Secretaria de Educação, dando esse primeiro passo juntamente com todos as outras secretarias que estão aqui ajudando, que estão participando.”

O Secretário Municipal de Saúde enalteceu a participação dos Agentes Comunitários “Primeiramente quero saudar todos estes profissionais por fazerem diariamente esse papel de formiguinha no nosso município, talvez o nosso maior entrave hoje seja porque estávamos fazendo todo o trabalho separadamente e esse Programa vai nos unir, depois de muito tempo, nessa busca individual, cada um de nós vai assumir sua responsabilidade e vamos fazer crescer esse município, fazer com que o Busca Ativa contribua para transformar Nova Venécia numa referência para todos. Será diminuindo essas desigualdades, essa distância, que com certeza vamos construir um município educado, melhor, e acima de tudo, o que todos nós queremos: um município padrão de educação, padrão de saúde, padrão de assistência social”. A Secretária Municipal de Assistência Social explicou “Quando a Educação nos acionou, nós fizemos inúmeras reuniões e pudemos dimensionar a grandiosidade do Busca Ativa, ele já é um trabalho feito pela nossa Secretaria, é uma prática da política socioassistencial, com a criação do Busca Ativa Escolar, conseguimos vislumbrar algo muito maior que a evasão, mas sim a possibilidade de formar, através das políticas da Saúde, da Educação e da Assistência, uma rede de proteção à população vulnerável veneciana. Tenho certeza de que, integrados, nós vamos poder detectar outras situações de risco, que com as políticas interligadas, nós vamos poder atender de forma integral o usuário do nosso sistema. Somos parceiros, estamos juntos nesse trabalho.”

Hierarquicamente, o Programa é composto pelo Prefeito, pelo Gestor Político, papel exercido pela Secretária de Educação, pelo Coordenador Operacional, função da técnica da Seme, pelos Agentes Comunitários, responsáveis por realizar a busca e dar o alerta de evasão, pelos Supervisores Institucionais, que recebem o alerta e pelos Técnicos Verificadores, aqueles que fazem a visita às famílias para averiguar os motivos da exclusão escolar e a análise para garantir a (re) matrícula.

Durante a capacitação aplicada pela servidora, todos os membros do Comitê Gestor do Programa estudaram as atribuições de cada função, técnicas de abordagem às famílias, conheceram o passo a passo de como usar a plataforma para inserção dos dados, também tomaram conhecimento da iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), o “Fora da Escola Não Pode! Cada Criança e Adolescente tem o direito de aprender”, do qual o Busca Ativa é uma estratégia.

Protagonistas no Programa, os Agentes Comunitários serão os responsáveis pela primeira etapa do processo: a criação do alerta. É esse alerta que identifica a criança ou o adolescente que está fora da escola e o motivo pelo qual isso acontece, é o ponto de partida de todas as etapas seguintes, que devem culminar com a (re)matrícula e acompanhamento do aluno por um ano, para garantir que sua situação educacional es­teja consolidada. Quando o alerta do agente comunitário entra no siste­ma, ele é encaminhado ao supervisor institucional, que o transforma em um caso e dá início às providências para trazer a criança ou o adolescente de volta à escola e fazer com que permaneça estudando. A partir disso, será possível mapear os motivos da ex­clusão/evasão escolar e, então, implementar políticas coordenadas de forma intersetorial para evitar que os casos se repitam. Muitos são os motivos para evasão como problemas de saúde, violência doméstica ou escolar, trabalho infantil, gravidez na adolescência, situação de rua, abuso sexual entre tantos outros.

Para a Presidente do Conselho Municipal de Educação (CME/NV), “Ninguém melhor que nós educadores para saber a importância do Busca Ativa, que já é feito há muitos anos, entretanto nós nunca tivemos uma plataforma, onde nós pudéssemos inserir esses dados e fazer o levantamento de quem realmente precisa, é muito importante saber a função de cada um, para ninguém ficar sobrecarregado e podermos trabalhar juntos em busca da qualidade de ensino das nossas crianças e dos nossos adolescentes. O Programa só vem somar para o nosso município”

A Diretora Escolar agradeceu ao Prefeito e a Secretária por aderirem e alinharem junto aos Secretários de Saúde e de Assistência um Programa tão importante para as escolas. “Já estamos nessa busca, mas, saber que agora nós temos um Programa, que nós temos um apoio, é de extrema importância. Gostaria também de agradecer aos Agentes Comunitários de Saúde, porque sei que o apoio deles será fundamental nessa missão. Nós estamos muito mais esperançosos, porque nosso grande objetivo é trazer o mais rápido possível essa criança para a escola e agora nós vamos conseguir.” afirmou.