Nova Venécia lança o Projeto “Uma Linda Cidade”

Ações serão voltadas ao paisagismo e revitalização de espaços públicos

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio do Núcleo de Ideias, em parceria com as Secretarias de Meio Ambiente, Administração, Cultura e Turismo, Obras e Planejamento, realizará na próxima quinta-feira (03), a partir das 9 horas, na Praça “Adélio Lubiana”, ao lançamento do Projeto Uma Linda Cidade, que tem como objetivo investir em paisagismo, remodelação e revitalização de espaços públicos, principalmente em relação a praças, jardins, canteiros, entre outros, focando na humanização, embelezando e, sobretudo, preservação do meio ambiente e qualidade de vida para as famílias venecianas.

As primeiras ações do projeto será na Praça Adélio Lubiana, que receberá o plantio de diversos tipos de flores e plantas, além de poda de árvores e revitalização dos espaços. Também já estão em andamento os projetos para a construção de pergolados com plantas e iluminação na ponte “Cristiano Dias Lopes”, além do embelezamento e ornamentação de contornos, canteiros e avenidas do centro e entradas da cidade.

De acordo com o coordenador do Núcleo de Ideias, a sugestão chegou por meio do executivo, solicitando a implementação de um projeto arrojado que, além do embelezamento, envolvesse a participação de empresários e famílias venecianas, que podem adotar uma praça, por exemplo, para cuidar e a manter sempre linda. “A Secretaria de Planejamento está elaborando lindos projetos a serem implementados como a utilização de pergolados, flores, plantas, iluminação diferenciada, pinturas e muito carinho. Além do governo municipal, vamos buscar parceiros para garantir manutenção adequada e manter vivo o projeto”, explica.

A Secretaria de Meio Ambiente, que será a responsável pela manutenção do projeto, investirá na produção de plantas e qualificação de pessoal para garantir o embelezamento harmônico da cidade. “Em nosso viveiro municipal estamos preparando mudas de flores e plantas, ampliaremos a poda de árvores, além de contratar e qualificar servidores para cuidar diariamente das atividades, para garantir uma cidade mais bonita e que valorize e preserve o meio ambiente”, destacou o secretário da pasta.

Já o prefeito do município decidiu lançar o desafio para transformar Nova Venécia numa linda cidade e que valorize o meio ambiente. “Queremos transformar o nosso município num belo ponto turístico, se consagrando como referência em paisagismo e valorização do meio ambiente. Vamos promover a revitalização de praças, jardins e outros pontos públicos, com o objetivo principal de transformar Nova Venécia num ótimo lugar para viver e investir”, destacou.

O que é o Programa Núcleo de Ideias – Estudos, pesquisas, produção, parcerias, sustentabilidade e inovação.

É uma proposta inovadora para encarar os desafios do dia a dia, buscando ideias que poderão se transformar em projetos viáveis, garantindo capacitação, renda e oferta de serviços pelos profissionais do governo municipal e, principalmente, com a interação de empresários e da população veneciana.