Nova Venécia lança Diretrizes Operacionais da Educação Especial

Diretrizes Operacionais da Educação Especial entregue aos diretores escolares e autoridades presentes no lançamento

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), lançou as Diretrizes Operacionais da Educação Especial de Nova Venécia e o Guia de Orientações sobre Dislexia, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) ou outro Transtorno de Aprendizagem, na última terça-feira(13).

O evento contou com a presença de autoridades políticas, representantes do Ministério Público Estadual,  do  Conselho Municipal de Educação de Nova Venécia, do Instituto Federal de Educação do Espírito Santo (Ifes) – Campus Nova Venécia-, da Superintendência Regional de Educação (SRE/Sedu), de  diretores e  supervisores escolares, cuidadores, professores de Educação Especial, professores-referência da rede municipal de ensino, da Equipe Pedagógica da Seme, além de representação da sociedade civil como o presidente da APAE.

Os convidados foram recebidos ao som do violão do diretor de Departamento de Cultura  do município, Cleber Mota Lusquinho, e posteriormente puderam apreciar a interpretação da música “Era uma vez” de Toquinho feita pela aluna Maria Eduarda Oliveira Barbosa, público-alvo da Educação Especial da EMEFTI Bairro Altoé, deixando todos muito emocionados.

A secretária Municipal de Educação, anfitriã do evento, acolheu a todos e em seu pronunciamento fez uma breve retrospectiva  da construção das Diretrizes Operacionais da Educação Especial. “O lançamento desses documentos é um passo gigantesco para impulsionar o trabalho que vem sendo realizado pelo município na Educação Especial, cuja elaboração se iniciou com a homologação da Portaria nº 663/2021,com a instituição das Comissões de Trabalho, com a colaboração técnica da Doutora em Educação no Ifes, a professora, Ariadna Pereira Siqueira Effgen, dos pais, professores, supervisores escolares e diretores dos alunos público-alvo da educação especial e durante 15 encontros de formação, elaboraram com tanto esmero, por meio do trabalho incondicional da Equipe da Educação Especial da Seme, a quem somos infinitamente gratos”, agradeceu a gestora.

A representante do Ifes ressaltou que a construção das Diretrizes possibilitou a reflexão de políticas públicas que visam garantir o “Direito à educação de todos”. “O documento implica em  mudanças de atitude no ambiente escolar em relação às ações ainda não adotadas na educação das crianças/alunos público-alvo da Educação Especial”, afirmou a professora.

O prefeito de Nova Venécia participou da solenidade e considerou o lançamento dos documentos mais uma conquista para a gestão. “Hoje é uma data importante para a educação veneciana, um marco histórico para Educação Especial, que agora conta com documentos para nortear esta prática inclusiva, com a qual nos comprometemos e estamos, assim, fazendo valer.” disse o chefe do poder executivo.

O encontro foi finalizado com a palestra da Procuradora de Justiça e Dirigente do Centro de Apoio Operacional de Implementação das Políticas de Educação (CAOPE), Maria Cristina Rocha Pimentel, que abordou o tema “Aspectos Jurídicos na Defesa da Educação Inclusiva”.
Para ela, o pioneirismo do município veneciano é louvável e de grande relevância. “O comprometimento desses profissionais altamente gabaritados na construção dessas diretrizes, para a efetiva inclusão das crianças/alunos da rede, fez com que nós fizéssemos questão de estar aqui nesse momento. Parabéns a todos os envolvidos”, considerou.
O documento subsidiará as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos profissionais,  que contribuirão para o aperfeiçoamento e a continuidade do processo educativo, qualificando as ações de todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem das crianças/alunos. As Diretrizes Operacionais da Educação Especial serão implementadas por meio da formação continuada em serviço, durante todo o ano letivo de 2023.

Todas as escolas receberam o kit contendo as Diretrizes Operacionais da Educação Especial e o Guia de Orientações sobre Dislexia Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) de forma impressa.. O evento está disponibilizado no canal Educação – Nova Venécia Conectad@ pelo link: