Nova Venécia iniciou a Campanha de Vacinação contra a Influenza nesta terça-feira (13)

Começou nesta segunda-feira (12) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, mas devido ao feriado estadual de Nossa Senhora da Penha, padroeira do Espírito Santo, a imunização iniciou nesta terça-feira (13). De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Nova Venécia, a meta é imunizar 90% do público-alvo, recebeu uma primeira remessa com o quantitativo de 1720 doses.

A vacinação acontece nesta semana de terça-feira a sábado, das 08 às 12h nas Unidades de Saúde da sede e do interior, para crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, gestantes e puérperas (até 45 dias pos-parto).

A imunização acontece nas Unidades de Saúde dos bairros Rúbia, Bonfim, Margareth, Altoé, Aeroporto e São Cristóvão. Já no interior será nas Unidades de Saúde como Cristalino, Cedrolândia, Guararema e Patrimônio do XV.

De acordo com estratégia definida pelo Ministério da Saúde, a vacinação acontecerá de forma escalonada; confira:Primeira etapa (12/04 a 10/05): crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias pos-parto), trabalhadores de saúde e povos indígenas;

Segunda etapa (11/05 a 08/06): idosos com 60 anos ou mais e professores das escolas públicas e privadas;

Terceira etapa (09/06 a 09/07): pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

“A campanha é uma importante medida também no combate à pandemia da Covid-19, porque prevenirá o surgimento de complicações decorrentes da doença, óbitos, internações e consequente sobrecarga nos serviços de saúde, além de reduzir os sintomas que podem ser confundidos com os da Covid-19”, disse Juliano Bettim, Secretário de Saúde do município.

Parte dos grupos prioritários da campanha da vacinação da Influenza coincide com os grupos de risco para vacinação contra Covid-19. Por isso, é necessário haver um intervalo mínimo de 14 dias entre as duas vacinas.